18.5 C
Brasília
05 dez 2025 02:51

Distrito Federal deve ampliar frota de ônibus elétricos a partir de março de 2026

Previsão indica que capital deve contar com 90 veículos em operação; primeira unidade chega em janeiro para testes

Por Kleber Karpov

A frota de transporte público do Distrito Federal deve passar por um processo de ampliação com a chegada de novos ônibus elétricos prevista para março de 2026. A primeira unidade tem desembarque agendado para janeiro, em Brasília, onde deve passar por uma fase de testes antes da operação definitiva. A iniciativa visa modernizar o sistema de mobilidade urbana e atingir a marca de 90 veículos sustentáveis em circulação na capital até o final do próximo ano.

A empresa chinesa CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation) realiza a fabricação dos modelos, após negociações conduzidas pela viação Piracicabana. A montagem ocorre na cidade de Qingdao e o cronograma estabelece o envio gradual das unidades ao Brasil. A gestão local espera concluir a integração dos coletivos à rede de transporte para atender à demanda de modernização da frota.

Investimentos e infraestrutura

A transição para a eletromobilidade demanda um aporte financeiro significativo, com custo médio estimado em R$ 3,4 milhões por ônibus. O valor supera em cinco vezes o preço de um modelo convencional e representa o triplo de um veículo com tecnologia Euro 6. A Piracicabana deve iniciar a construção de uma estrutura de garagem e abastecimento nas imediações do Terminal da Asa Sul (TAS), obra que exige altos investimentos para a instalação de carregadores.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) projeta que a nova frota deve atender cerca de 60 mil passageiros diariamente. O itinerário abrange ligações entre a Rodoviária do Plano Piloto e locais estratégicos como a Esplanada dos Ministérios, UnB, Setor de Autarquias e o Aeroporto Internacional de Brasília. Atualmente, o sistema conta com seis veículos elétricos em operação nas linhas 109.3 e 109.4.

Sustentabilidade

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destaca a importância da medida para a saúde pública e o meio ambiente, ao reforçar a eficiência energética dos novos modelos.

“Com os ônibus elétricos, teremos um transporte mais eficiente, contribuindo para a qualidade do ar e construindo um legado de sustentabilidade e inovação para nossa capital”, afirmou o gestor.

A tecnologia empregada nos veículos elimina a emissão de poluentes durante o trajeto, o que auxilia na mitigação de danos climáticos. Segundo dados do fabricante, a substituição da matriz energética equivale a evitar a emissão de 125 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano para cada ônibus, ou o correspondente ao plantio de 892 árvores.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...