Por Kleber Karpov
A movimentação de passageiros nos aeroportos da região Centro-Oeste alcançou crescimento de 6% em setembro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No total, foram registrados dois milhões e oitenta mil embarques e desembarques no período. O resultado foi majoritariamente impulsionado pelo desempenho dos terminais de Brasília e Goiânia, que juntos concentraram aproximadamente 80% do fluxo total de viajantes na região.
No acumulado de janeiro a setembro, os aeroportos da região movimentaram 20,7 milhões de passageiros, evidenciando a relevância da aviação do Centro-Oeste no panorama nacional. O Aeroporto Internacional de Brasília se destacou, pois foi responsável por 63,5% do total, com 13,8 milhões de embarques e desembarques no período. Em seguida, vieram Goiânia, com 2,86 milhões de passageiros, Cuiabá, com 1,86 milhão, e Campo Grande, com 1,17 milhão.
Potencial de crescimento
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o balanço de crescimento da região reafirma o potencial de expansão equilibrada do setor aéreo em todo o território nacional.
“Estamos fortalecendo a aviação regional e garantindo mais conectividade ao país, com investimentos em infraestrutura e modernização dos aeroportos, em parceria com estados, concessionárias e a iniciativa privada”, destacou o ministro, referindo-se à estratégia de desenvolvimento do setor.
O desempenho dos terminais do Centro-Oeste atesta, além disso, o papel estratégico da região na malha aérea brasileira. O Aeroporto de Brasília se mantém como principal hub de integração de voos domésticos. É também o maior aeroporto internacional fora do eixo Rio–São Paulo, pois registrou 658,8 mil passageiros em voos internacionais até o mês de setembro. Este número o coloca à frente de todos os demais terminais aéreos situados fora do Sudeste.
Comparativo com o sudeste
Em um comparativo direto com os grandes aeroportos da região Sudeste, a capital federal movimentou cerca de 4% do total de passageiros internacionais somados de Guarulhos e Galeão. Juntos, os dois terminais do Sudeste registraram quase 17 milhões de viajantes até setembro.
Esta proporção indica que, para cada 100 passageiros internacionais que passam por Guarulhos e Galeão, quatro utilizam o Aeroporto de Brasília. Assim, o terminal brasiliense reforça sua posição como principal hub internacional fora do eixo Rio–São Paulo e ponto de conexão essencial para as demais regiões do país.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










