Por Kleber Karpov
O Ministério da Saúde informou, em boletim divulgado nesta sexta-feira (31/Out), que nove estados brasileiros investigam 45 casos suspeitos de intoxicação por metanol. O país já registra 59 casos confirmados e 15 mortes, a maioria em São Paulo, decorrente da adulteração de bebidas com a substância, descoberta em 17 de outubro.
Até o momento, o Brasil totaliza 59 casos confirmados. A maioria está concentrada no estado de São Paulo, que registra 46 confirmações. Há também casos confirmados no Paraná (6), em Pernambuco (5), no Rio Grande do Sul (1) e em Mato Grosso (1). São Paulo foi o único local com confirmação de adulteração de bebidas, onde um esquema fraudulento utilizou álcool combustível contaminado com metanol.
Casos suspeitos
O boletim do Ministério da Saúde aponta que os 45 registros em análise estão distribuídos em nove estados. Além das nove investigações em São Paulo, há notificações suspeitas em Pernambuco (20), Piauí (5), Paraná (4) e Mato Grosso (2). Completam a lista de investigações o Rio de Janeiro (2), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Tocantins (1). Segundo o Ministério da Saúde, 682 notificações já foram descartadas.
Mortes
As mortes confirmadas chegam a 15, sendo nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco.
Seis óbitos ainda estão em investigação. São Paulo e Pernambuco apuram dois casos cada, enquanto os estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro investigam um caso cada. Desde o começo da crise sanitária, 40 óbitos suspeitos foram descartados.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










