22.5 C
Brasília
06 dez 2025 14:13

Bolsa de valores atinge novo recorde e dólar recua após encontro entre presidentes Lula e Trump

Mercado financeiro brasileiro reagiu positivamente nesta segunda-feira (27/Out) à reunião entre chefes de Estado. Dólar fechou no menor valor em quase três semanas, e B3 renovou recorde histórico

Por Kleber Karpov

O mercado financeiro brasileiro apresentou alívio nesta segunda-feira (27/Out), um dia após o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Donald Trump, dos Estados Unidos. O índice Ibovespa, da B3, encerrou o dia com uma alta de 0,55%, atingindo 147.969 pontos, o que configura um novo recorde histórico. Após ter acumulado queda, o indicador registrou elevação de 0,5% no mês de outubro.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou a R$ 5,37, o que representou um recuo de 0,42% em relação ao dia anterior. A moeda norte-americana, que chegou a R$ 5,36 na mínima do dia, alcançou o menor valor registrado desde 08 de outubro. A divisa acumula alta de 0,88% no mês, mas apresenta queda de 13,11% no acumulado de 2025.

Fatores internos e externos contribuíram para a reação positiva do mercado. No cenário internacional, a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada no domingo (26 de outubro), foi vista como um elemento de redução das tensões para o Brasil.

Em um movimento paralelo, a bolsa estadunidense também apresentou resultados favoráveis, com o índice S&P 500 (que agrega as 500 maiores companhias do país) batendo recorde. O anúncio feito por Trump sobre a reabertura de negociações entre os Estados Unidos e a China, feito na véspera, ajudou a elevar o preço das commodities no mercado internacional, um fator que tende a favorecer as economias de países emergentes.

No cenário doméstico, a forte desaceleração da prévia da inflação oficial, divulgada para o mês de outubro, teve um impacto positivo direto no mercado de ações. O Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) com instituições financeiras, reduziu a previsão de inflação oficial para 2025, estimando o índice em 4,56%.

A agenda de encontros de alto nível segue aquecida. Está prevista, para a quinta-feira (30 de outubro), uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Bolsa de Valores, Dólar, Lula, Donald Trump, Ibovespa, Câmbio, Inflação, Cenário Econômico, B3, Boletim Focus

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...