Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi reconhecida, nesta segunda-feira (20/Out), em duas categorias do Prêmio Tech Gov DF. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) destaca soluções tecnológicas para a gestão pública. A pasta venceu com um aplicativo de triagem para pacientes de saúde mental e obteve o segundo lugar com um painel de monitoramento de dados.
O prêmio, idealizado pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) da Secretaria de Economia do DF (Seec), avaliou mais de 30 projetos. O objetivo é destacar o trabalho de servidores que transformam serviços públicos por meio da inovação.
Inteligência Artificial na triagem

Na categoria Inteligência Artificial, o primeiro lugar foi para a Subsecretaria de Saúde Mental da SES-DF, pelo desenvolvimento do aplicativo SAMia (Serviço de Assistência em Saúde Mental com uso de Inteligência Artificial). A ferramenta realiza uma triagem que orienta usuários sobre o serviço mais adequado para cada caso.
Segundo a subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer, a tecnologia responde a uma demanda da rede.
“Em muitos casos, a UBS é o local adequado, mas o paciente não tem essa informação. Com a triagem realizada por inteligência artificial, o usuário passa a receber uma orientação humanizada e direcionada, indicando de forma clara o serviço mais apropriado para cada situação”, disse Fernanda Falcomer.
A ferramenta foi desenvolvida com apoio do Instituto Aplicado de Seleção e Pesquisa (IASP) e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação em Saúde da SES-DF, incluindo psiquiatras e psicólogos. As escalas utilizadas são públicas e ajudam os usuários a refletirem sobre sintomas. O aplicativo também oferece recursos de autocuidado, como exercícios de respiração, e estará disponível em breve no site da Secretaria de Saúde.
O secretário de Economia do DF, Daniel Izaias de Carvalho, destacou os projetos vencedores durante a cerimônia. “As soluções tecnológicas vêm para facilitar a vida das pessoas. Levar esse avanço para a administração pública é algo extraordinário”, afirmou.
Gestão de dados integrada

Na categoria Governança Digital, o segundo lugar foi para o Painel de Monitoramento de Informações Gerenciais da Atenção Ambulatorial da Região de Saúde Oeste. O projeto integra dados estratégicos para apoiar a tomada de decisões na saúde.
“Com dados isolados, há o risco de tomar decisões equivocadas. Antes, as informações estavam muito dispersas. Por isso, desenvolvi uma plataforma interativa que reúne dados dos sistemas oficiais da Secretaria de Saúde e os organiza em bancos estruturados para análise. A partir daí, criamos painéis que permitem visualizar de forma rápida e clara indicadores de recursos humanos, produtividade e gestão da Atenção Secundária na Região Oeste”, explica Cristiano Cleiton Lima, especialista em saúde e gerente de Planejamento e Atenção Secundária da Região Oeste.
A ferramenta permite acompanhar filas de espera, taxa de ocupação de consultórios, estrutura física e desempenho dos serviços. Criada em 2023 com custo reduzido, a plataforma apoia mais de 100 processos administrativos e fortalece a governança e a transparência na SES-DF.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










