18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:05

ABDI entrega esteira de triagem e reforça apoio à reciclagem no DF

Nova esteira aumenta renda e produtividade de catadores do Sol Nascente (DF); entrega faz parte do Coopera+, que fortalece cooperativas de reciclagem no Distrito Federal

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizou, nesta terça-feira (21), a cerimônia simbólica de entrega de uma esteira de triagem de materiais recicláveis à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis e Utilizáveis Ambiental (Coopere), no Sol Nascente, em Ceilândia (DF). Com 29 metros de comprimento e investimento de R$ 580 mil, o equipamento já está em operação há um mês na cooperativa e vem aprimorando o processo de separação, aumentando a produtividade e a renda dos catadores cooperados.

A entrega faz parte do programa Coopera+, inciativa da ABDI que fortalece a cadeia industrial da reciclagem no DF. Lançado em maio, o programa já distribuiu empilhadeiras, prensas e caminhões novos e adaptados para coleta seletiva. Ao todo, cerca de 30 cooperativas e 1,1 mil catadores serão beneficiados por convênios firmados com três redes de cooperativas da região.

A cerimônia contou com a presença do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli; do deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); do presidente da Rede Alternativa, Cleusimar Andrade; e da presidente da Coopere, Rosileide Alves, conhecida como Leidinha.

Economia mais verde e inclusiva

Aos catadores do local, Cappelli destacou a importância do trabalho dos profissionais para a construção de uma economia mais verde e inclusiva. “O trabalho dos catadores é essencial para a indústria que queremos construir, mais sustentável, moderna e comprometida com o futuro. A sustentabilidade só é verdadeira quando começa na ponta, valorizando quem faz o trabalho real e transforma a base dessa cadeia”, afirmou.

Rosilda e Antônia, catadoras da Coopere, comemoraram a chegada da nova máquina – Foto: Helio Montferre/ABDI

Para ele, o fortalecimento das cooperativas é fundamental para ampliar oportunidades e consolidar o setor como referência nacional. “Eu estou feliz, mas ainda não satisfeito. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que mais cooperativas tenham acesso a contratos de coleta seletiva em melhores áreas, com materiais de maior valor agregado. Queremos que os catadores possam vender diretamente para a indústria, beneficiar seus produtos e aumentar suas rendas. Só ficarei feliz e satisfeito quando essa for uma realidade”, completou.

Na sequência, o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) destacou que a iniciativa vai ao encontro do objetivo de transformar o DF e o Brasil por meio da inclusão e da sustentabilidade. “Quem deve fazer a coleta seletiva são os catadores, com caminhões modernos e equipamentos de ponta. Cabe ao governo garantir que eles tenham as melhores condições de trabalho. Nosso objetivo é que cada catador viva com dignidade, com um salário justo, tempo para o lazer, a cultura e para educar bem seus filhos”, afirmou o deputado.

Impacto imediato na renda

Com apenas um mês de operação da esteira entregue pela ABDI, os resultados já são visíveis. Segundo Leidinha, presidente da Coopere, a produtividade aumentou e o impacto foi direto na renda dos 53 cooperados, a maioria formada por mulheres chefes de família. “Com a nova máquina, conseguimos produzir mais. É uma alegria enorme. Nossa meta agora é dobrar a capacidade de produção e melhorar ainda mais esse salário”, contou. Ela destacou que, nesse primeiro mês, os cooperados registraram um aumento médio de 30% na renda. Atualmente, a Coopere processa cerca de 75 mil toneladas de resíduos.

A catadora Antônia Cineide (foto à direita), de 57 anos, comemorou as melhorias trazidas pelo novo equipamento. “A vida da gente muda com o trabalho digno e com a sensação de sermos vistos. É uma alegria enorme ter uma esteira novinha como essa”, contou. Ao lado dela, a colega Rosilda Maria Rocha (foto à esquerda), também de 57 anos, estava otimista. “Antes a gente ficava até quatro dias parada quando a esteira antiga quebrava. Agora tudo mudou. A vida melhorou por aqui e vai melhorar ainda mais.”

Próximos passos

Nos próximos meses, estão previstas novas entregas às cooperativas ligadas à Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores (Rede Alternativa), da qual a Coopere faz parte, incluindo esteiras, prensas enfardadeiras, plataformas, balanças eletrônicas, empilhadeiras e consultorias nas áreas de informática e engenharia elétrica.

Sobre o Coopera+

O Coopera+ é um programa da ABDI que atua em duas frentes: uma, voltada a cooperativas de agricultores familiares; outra, a cooperativas de gestão de resíduos, formadas por catadores.

Na área de gestão de resíduos, o programa investirá R$ 16,9 milhões na industrialização da cadeia da reciclagem no Distrito Federal. O objetivo é aprimorar a logística da coleta seletiva para aumentar a qualidade e o volume de materiais reciclados, melhorando a renda e as condições de trabalho dos catadores.

Com o investimento nas cooperativas do DF, a expectativa é ampliar em até 30% a produtividade da coleta seletiva, triagem e tratamento de resíduos recicláveis, além de aumentar em 20% a renda dos catadores, reforçando o papel essencial dessas cooperativas na economia circular. Uma vez consolidada, a experiência obtida no DF servirá de base para futuras replicações em outras regiões do país.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...