19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:56

Inverso: Cuidado livre em Saúde Mental é o pilar de centro de convivência

Sem fins lucrativos e único no DF, Centro de Convivência em Saúde Mental, Arte e Cultura promove eventos culturais mesclados ao acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico

Por Kleber Karpov

O Centro de Convivência em Saúde Mental, Arte e Cultura Inverso, localizado na 408 Norte, no Distrito Federal, promove o acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico por meio de oficinas de arte e eventos culturais. Fundada em 2001, alinhada à Reforma Psiquiátrica brasileira, a organização sem fins lucrativos atua com portas abertas, seguindo o pilar do “cuidado livre” e da luta antimanicomial. A instituição se mantém por doações e fomentos, como o recente apoio recebido da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Fomento via Lei Aldir Blanc

Neste segundo semestre de 2025, a Inverso foi habilitada para receber o fomento da PNAB, em uma parceria viabilizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEEC-DF). Os recursos públicos são destinados a oficinas culturais gratuitas, como as de Música, Artesanato e Bordado, ministradas por voluntários.

“Temos vários exemplos de pessoas que já passaram, ainda estão no movimento. A transformação das pessoas através da arte é incrível”, comenta Therezinha Maria da Rocha, que ministra as oficinas de Artesanato.

Legado de Nise da Silveira

O centro segue o ideal de que a Saúde Mental é um direito de todos, aplicando-o de forma lúdica e artística, em linha com o legado da psiquiatra Nise da Silveira, maior referência brasileira na luta antimanicomial. A Inverso defende que o acolhimento e o desenvolvimento de novas habilidades são caminhos mais significativos que o encarceramento de pessoas em sofrimento psíquico.

“É um local de portas abertas”, diz Giovanna Momenté, secretária-geral do Centro de Convivência. “As pessoas são livres para ir e para voltar. Quem quiser entrar, é só chegar e participar”, explica Giovanna Momenté. Segundo ela, o cuidado qualificado deve partir de um ser humano para outro, não de grades ou coerção.

O ciclo do cuidado

A auxiliar de enfermagem e historiadora Therezinha Maria da Rocha, hoje oficineira voluntária, exemplifica o ciclo virtuoso da instituição, onde chegou inicialmente como frequentadora.

“Fiz a oficina de música, mas entrei na de artesanato, aprendi, e hoje sou da diretoria, mas sempre nas oficinas. As pessoas se transformam quando usam a arte para alguma coisa”, conta Therezinha da Rocha.

A psicóloga Sara Carvalho, uma das responsáveis pela oficina de Bordado, relata como a atividade manual auxilia no processo terapêutico e na livre expressão.

“A atividade é tão imersiva que, ao ver a agulha saindo e entrando, criando tranças, a fala vem com muita liberdade. Alguns sentam para bordar e começam a falar das faltas que têm, dos amores que passaram. Outras colocam seus relatos no tecido mesmo”, relata Sara Carvalho.

Além das oficinas financiadas pela PNAB, o centro oferece outras atividades semanais, como Produção Editorial e Escrita Criativa. Para este ano, estão previstos eventos abertos ao público, como o encontro no Dia da Consciência Negra e a festa de Natal, marcada para a segunda semana de dezembro.

Serviço: Inverso Centro de Convivência em Saúde Mental

Calendário das oficinas:

  • Oficina de Música – segunda-feira, das 14h às 16h;
  • Oficina de Artesanato – terça-feira, das 14h às 16h;
  • Oficina de Bordado – sexta-feira, das 10h às 12h.

SCLN 408, Bloco B, Sala 60 – Subsolo – Asa Norte




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...