18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:41

Serviço toxicológico do DF registra aumento de 77% nos atendimentos

CIATox do GDF funciona 24 horas por dia e orienta sobre intoxicação por químicos, medicamentos e animais peçonhentos

Por Kleber Karpov

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do DF (CIATox) registrou um aumento de 77% nos atendimentos por intoxicação entre 2020 e 2024, saltando de 2.654 para 4.714 casos no Distrito Federal. Integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde (SES-DF), o CIATox funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, para orientar a população e os profissionais de saúde sobre a conduta imediata em emergências toxicológicas.

O centro, que pode ser acionado pelos números (61) 99288-9358 ou 0800 644 6774, oferece orientações sobre casos de exposição a agrotóxicos, produtos químicos, medicamentos, drogas ilícitas e acidentes com plantas ou animais peçonhentos. O atendimento é prestado exclusivamente por telefone e visa indicar as condutas imediatas até a chegada ao serviço de saúde. Apenas no primeiro semestre de 2025, até junho, já foram contabilizados 2.616 registros.

Orientação imediata e prevenção

A farmacêutica Sandra Márcia, integrante da equipe do CIATox, esclareceu o papel do serviço. “Nosso papel é oferecer informações rápidas e seguras sobre o manejo inicial de intoxicações. Mas é importante reforçar que o CIATox não substitui o atendimento clínico. Em casos graves, o paciente deve procurar imediatamente o pronto-socorro mais próximo”, alertou a profissional.

A equipe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica conta com nove profissionais, entre farmacêuticos, médicos e enfermeiros, que se revezam em plantões contínuos. As orientações prestadas seguem protocolos nacionais e internacionais reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a farmacêutica Sandra Márcia, as ocorrências mais frequentes envolvem crianças intoxicadas por produtos de limpeza e medicamentos. Ela reforçou a importância da prevenção, pois grande parte das intoxicações ocorre em ambiente doméstico e pode ser evitada.

“Grande parte das intoxicações acontece dentro de casa, e na maioria das vezes pode ser evitada. É fundamental manter produtos químicos, venenos e remédios fora do alcance das crianças e nunca associar o medicamento a algo ‘docinho’ ou ‘gostoso’, porque isso estimula o consumo acidental.”, explicou Sandra Márcia.

Nos últimos meses, o centro também registrou maior procura por informações sobre intoxicações por metanol, após a divulgação de casos suspeitos em outras regiões do país. A recomendação em situações de suspeita de intoxicação é sempre buscar imediatamente o atendimento médico.

Impacto nas políticas públicas

Cada atendimento realizado pelo CIATox gera um prontuário eletrônico. Este prontuário contém o registro da origem da ocorrência, a identificação do agente tóxico, os sintomas apresentados, as orientações fornecidas e o acompanhamento da evolução clínica do paciente.

A farmacêutica Sandra Márcia detalhou que os dados coletados contribuem para a gestão da saúde pública. “Os dados coletados pelo CIATox ajudam a compreender o perfil das intoxicações e a orientar políticas públicas de prevenção. São informações que subsidiam, por exemplo, campanhas educativas e estratégias para reduzir acidentes domésticos e casos envolvendo animais peçonhentos”, explicou a representante.

O centro reforça o papel educativo ao promover ações de conscientização. Tais ações incluem a divulgação sobre o armazenamento seguro de medicamentos e produtos químicos, os cuidados com plantas tóxicas e a prevenção de acidentes com serpentes e escorpiões, que se intensificam em certas épocas do ano.

Além das atividades de conscientização para a população, o CIATox realiza palestras em universidades para os acadêmicos da área da saúde. “Prevenir é sempre o melhor caminho. Mas quando ocorre um acidente, contar com uma orientação técnica rápida pode fazer toda a diferença”, afirmou Sandra Márcia.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...