Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, na manhã desta quinta-feira (02/Out), o monitoramento de um caso suspeito de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica possivelmente adulterada. A Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou, por meio de nota oficial, que foi notificada sobre a suspeita por um hospital particular da capital, o DF Star.
A atuação do GDF concentra-se na fiscalização de estabelecimentos comerciais para coibir a venda de bebidas irregulares, adulteradas ou falsificadas. Além disso, a Secretaria de Saúde reforçou a mobilização das equipes de saúde para atender prontamente a eventuais novas ocorrências.
Confira a nota na íntegra:
Na manhã desta quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi notificada de um possível caso suspeito de intoxicação por metanol atendido no Hospital DF Star.
O caso cumpre os critérios da definição de caso suspeito, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, mas ainda permanece em investigação pela Vigilância Epidemiológica por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (CIEVS-DF).
A Secretaria de Saúde do DF intensificou as ações de fiscalização em bares, restaurantes, quiosques, trailers e distribuidoras do Distrito Federal, em virtude do caso suspeito de intoxicação por metanol no DF.
Nesta quinta-feira (2), a Vigilância Sanitária do DF realizou a interdição da distribuidora onde foi registrada a compra da bebida suspeita, por falta de licença de funcionamento e comercialização de bebidas alcoólicas clandestinas.
Após investigação, a Vigilância Sanitária identificou que, além do consumo na distribuidora, mais unidades da mesma bebida foram adquiridas em uma rede de supermercados 24 horas da capital. A partir da identificação do lote suspeito, foi realizada interdição cautelar do estoque de toda a rede. As amostras foram encaminhadas para análise laboratorial do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa). A rede de supermercados está dando suporte à apuração da ocorrência. Todas as notas fiscais dos produtos foram apresentadas à Vigilância Sanitária a fim de dar continuidade à ação.
A Secretaria de Saúde do DF destaca que, na ocorrência de um caso suspeito de intoxicação por metanol, deve ser realizado contato com o CIATox por meio dos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774 para orientações do manejo clínico.
Além disso, deve ser realizada notificação imediata obrigatória ao CIEVS/DF com preenchimento e envio da ficha de intoxicação exógena do SINAN para o e-mail [email protected].
Canal para novas suspeitas
A pasta disponibilizou um canal de atendimento para orientar o manejo clínico de novos casos suspeitos por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). O serviço pode ser acionado pelos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










