Por Kleber Karpov
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (1º/Out), a realização de uma campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação, que ocorre de 6 a 31 de outubro em todo o país, com um “Dia D” de mobilização em 18 de outubro, tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de jovens com doses atrasadas e reforçar a cobertura de todos os imunizantes do calendário nacional.
“Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis. A ideia é oferecer e intensificar a vacinação para todas as vacinas”, explicou o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti. Para a campanha, foram distribuídas 6,8 milhões de doses extras aos estados e municípios, com um repasse financeiro adicional de R$ 150 milhões para financiar as ações.
Confira reportagem do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, sobre a campanha
Foco em febre amarela, HPV e sarampo
Além da atualização geral, a campanha terá três focos estratégicos. Haverá um “esforço adicional” para a vacinação contra a febre amarela em adultos de até 59 anos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, como medida preventiva antes do período sazonal da doença.
A campanha também manterá o resgate de pessoas que não se vacinaram contra o HPV na idade regular, com a vacinação aberta para jovens de 15 a 19 anos.
A imunização contra o sarampo será intensificada para a faixa etária de 12 a 59 anos. Gatti alertou para o risco de reintrodução da doença no Brasil, devido a surtos em outros países das Américas, principalmente nos Estados Unidos. “São casos relacionados à importação, isolados, que estamos trabalhando para conter. E, obviamente, aproveitamos a multivacinação para aumentar a proteção da nossa população e, consequentemente, evitar a reintrodução do sarampo no nosso país”, detalhou.
Cobertura atual e Meu SUS Digital
Dados do ministério mostram que a cobertura da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) está em quase 91% este ano, enquanto a da febre amarela atinge 78% e a da varicela, 67%. “A ideia é que, com essa multivacinação, a gente consiga não apenas manter até o final do ano essa cobertura, mas fecharmos o ano com indicadores ainda melhores”, avaliou Eder Gatti.
Para divulgar a campanha, o aplicativo Meu SUS Digital enviará notificações para mais de 40 milhões de usuários.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










