Por Kleber Karpov
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, defendeu nesta quarta-feira (24/Set), no Rio de Janeiro, o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como indutor do desenvolvimento e do mercado de capitais no Brasil. Durante o seminário “O papel do BNDES no fomento ao Mercado de Capitais”, Alckmin se reuniu com o presidente do banco, Aloizio Mercadante, e com lideranças dos principais bancos privados e fundos de investimento para discutir a retomada de investimentos e o fortalecimento da economia.
Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o banco tem sido fundamental para o avanço da Nova Indústria Brasil. “O BNDES está fazendo a diferença, inclusive na Nova Indústria Brasil, apoiando uma indústria mais inovadora, com Taxa Referencial para inovação, uma indústria mais competitiva e sustentável, estimulando a descarbonização, promovendo recomposição de florestas da Amazônia, há também a depreciação acelerada, bens de capital, iniciativas que ajudam a renovar o parque industrial e a termos uma indústria mais exportadora, o que é extremamente importante”, elencou Alckmin.
O presidente em exercício também ressaltou o efeito multiplicador dos investimentos fomentados pelo BNDES. “Cada R$ 1 ajuda a alavancar mais R$ 3,40 em setores estratégicos como descarbonização, saúde, biotecnologia, startups e minerais críticos. É uma alavanca importante para gerar mais emprego e renda”, exemplificou Alckmin.
Elo e diálogo
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, reforçou a função da instituição como uma ponte entre o setor financeiro e o desenvolvimento do país. “O desenvolvimento precisa do mercado de capital, especialmente em uma economia moderna, contemporânea, como é a nossa, a indústria, os serviços, o agro brasileiro, que é muito potente. Precisamos fortalecer o mercado de capitais. E isso é tarefa, também, de um banco público. O mercado de capitais só se fortalece com o setor privado, com os bancos privados fortes, dinâmicos, criativos, mas um banco público pode construir pontes e fomentar”, destacou.
Retomada de IPOs
Mercadante declarou que o BNDES trabalha para criar um ambiente favorável à retomada de ofertas públicas de ações (IPOs) na bolsa brasileira. “É fundamental que o Brasil volte a fazer IPOs, porque é uma oportunidade de as empresas captarem independentemente do custo da taxa Selic. Um mercado primário consistente e um mercado secundário forte impulsionam a industrialização e a inovação”, declarou.
Ele também defendeu a diversificação de instrumentos financeiros para ampliar a segurança dos investidores e aproximar o cidadão comum do mercado de capitais. Segundo Mercadante, apenas 2% da população brasileira está no mercado de capitais, contra 48% nos EUA, 16% na China e 11% na Índia.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










