Por Kleber Karpov
Senador Omar Aziz (PSD/AM) fez um apelo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta quarta-feira (17/Set), para que as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) da “Blindagem”, aprovada em regime de urgência na Câmara dos Deputados, passe por um amplo debate na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Aziz classificou o aumento de privilégios para a classe política como uma “distorção enorme”.
Ao justificar o pedido, Aziz comparou as prerrogativas de parlamentares com a realidade da população. “Nenhum cidadão brasileiro sem mandato de senador, sem mandato de deputado federal tem tanta prerrogativa como nós temos”, afirmou. O senador destacou que os eleitores “não têm acesso à justiça, essas pessoas não têm acesso a ações sociais, não têm acesso a uma segurança, a uma casa, a uma série de coisas”.
Diante da tramitação acelerada das propostas na Câmara, o líder do PSD pediu formalmente que Alcolumbre, ao receber as PECs, as encaminhe à CCJ “para que a gente possa debater, discutir essa matéria”.
A posição de Aziz foi imediatamente endossada por outras lideranças partidárias no Plenário. Um dos líderes lembrou um entendimento do Colégio de Líderes para que toda emenda constitucional seja analisada pela comissão, “até para que nós tenhamos o controle de constitucionalidade pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










