Por Kleber Karpov
Ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica nesta quarta-feira (17/Set), um dia após ser internado no Hospital DF Star, em Brasília. Um laudo de lesões de pele removidas cirurgicamente no último domingo (14/Set) apontou a presença de carcinoma de células escamosas in situ, uma forma inicial e não invasiva de câncer de pele.
Em nota, o hospital informou que Bolsonaro apresentou melhora dos sintomas que motivaram a internação — vômitos, tontura e queda de pressão — e da função renal, após receber hidratação e tratamento medicamentoso por via endovenosa. O diagnóstico do carcinoma, também conhecido como doença de Bowen, indica que o câncer está restrito às células superficiais da pele e não pode se espalhar. A equipe médica recomendou “acompanhamento clínico e reavaliação periódica”.
O comunicado foi assinado pelo chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, pelo cardiologista Leandro Echenique, e pelos diretores do hospital, Guilherme Meyer e Allisson Barcelos Borges.
Prisão domiciliar
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A internação foi a segunda saída autorizada desde o início da medida.
A prisão foi definida no inquérito que investiga a atuação do ex-presidente e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), junto ao governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para supostamente promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.
Quadro Clínico
Bolsonaro deu entrada no hospital na tarde de terça-feira (16/Set) com um quadro de desidratação, frequência cardíaca elevada e pressão arterial baixa. Exames de imagem, incluindo uma ressonância magnética do crânio para investigar a tontura, não mostraram alterações agudas. Outros exames, no entanto, “evidenciaram persistência da anemia e alteração da função renal, com elevação da creatinina”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










