Por Kleber Karpov
O Distrito Federal registrou um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), condição causada por vírus como Influenza e SARS-CoV-2, conforme aponta o último Boletim Infogripe da Fiocruz. Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) revelam 6.377 casos confirmados da doença até 06/Set, com um crescimento de 65% nas ocorrências provocadas pelo vírus da gripe em comparação com todo o ano anterior.
A diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-DF, Juliane Malta, detalha o cenário. “O aumento no número de casos de SRAG por Influenza é de 65%, registrando 949 casos, superando o número de casos de todo o ano passado, que somaram 574”, afirma. A maioria dos casos e óbitos relacionados à Influenza ocorreu em pessoas acima de 60 anos, seguidas por crianças menores de 2 anos e portadores de comorbidades.
Prevenção com vacinas
A vacinação continua sendo a principal medida de proteção. A SES-DF disponibiliza a vacina contra a Influenza em mais de cem Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com foco em grupos prioritários como bebês, idosos, gestantes e profissionais de saúde. Além disso, a vacina pneumocócica é recomendada para idosos e pessoas com doenças pulmonares crônicas.
Neste ano, o DF foi pioneiro na aplicação do Nirsevimabe, anticorpo que protege bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite. A partir de novembro, o Ministério da Saúde também distribuirá uma nova vacina contra o VSR para gestantes em todo o país.

Procure ajuda
A Secretaria de Saúde orienta a população a não subestimar os sintomas gripais, como febre, tosse e dificuldade para respirar. A SRAG pode comprometer seriamente a capacidade respiratória e evoluir para quadros graves. A recomendação é procurar a UBS de referência ao surgirem os primeiros sinais. Para casos mais severos, o atendimento hospitalar imediato é fundamental. O medicamento fosfato de oseltamivir está disponível na rede para tratar pacientes com síndrome gripal que apresentem fatores de risco.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










