Por Kleber Karpov
Uma nova faixa exclusiva para ônibus será implementada em São Sebastião a partir desta quinta-feira (18), com o objetivo de reduzir o tempo de viagem e evitar atrasos causados por congestionamentos. O corredor, com aproximadamente 5,6 km de extensão, funcionará no sentido de saída da cidade, beneficiando 52 linhas que realizam 774 viagens diárias com 227 coletivos.
O novo corredor exclusivo terá início no cruzamento da DF-463 com a Rua da Quadra 2, em São Sebastião, e seguirá até a rotatória da DF-001 que dá acesso à Estrada Parque Cabeça de Veado (EPCV). A medida impactará positivamente o fluxo de veículos que passa pela extensão do Jardins Mangueiral e do Jardim Botânico.
Viagens mais rápidas
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a expectativa é de uma melhoria significativa para os usuários do transporte público. “Além de eliminar os atrasos dos ônibus, [a faixa] vai proporcionar um ganho no tempo de viagem. A expectativa é que as viagens fiquem de 8 a 10 minutos mais rápidas”, explica.
Malha de corredores
Com a nova faixa, o Distrito Federal passa a somar mais de 130 quilômetros de corredores exclusivos, incluindo vias de grande movimento como a EPTG, EPIA, EPNB, W3 Sul e Norte, e o Eixo Monumental. Ao todo, 711 linhas de ônibus e mais de 17.300 viagens do transporte público coletivo são beneficiadas pela medida.
“Além de fluir o trânsito, as faixas exclusivas beneficiam o usuário de ônibus, possibilitando viagens mais rápidas e confortáveis. Assim, o cidadão ganha mais tempo para ficar com a família”, finaliza o secretário.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










