Por Kleber Karpov
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia iniciou, ontem (15/Set), a oferta de teleconsultas, ampliando para cinco o total de unidades com o serviço no Distrito Federal. A iniciativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), que já realizou mais de 5,5 mil atendimentos desde maio, visa agilizar o cuidado a pacientes classificados com menor urgência e expandir o acesso a médicos na rede pública.
A expansão do serviço, que começou em maio na UPA de Vicente Pires e já alcança as unidades do Gama e Ceilândia I e II, segue um planejamento criterioso. “Estamos avançando com muita responsabilidade. Antes de expandir, avaliamos os resultados clínicos, a infraestrutura e o acolhimento da comunidade local. Queremos que a teleconsulta se torne um verdadeiro polo facilitador da jornada do paciente dentro do SUS”, avalia o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodolfo Lira. A expectativa é que todas as 13 UPAs administradas pelo instituto ofereçam a modalidade até o final deste ano.
Atendimento moderno e humanizado
O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, destaca que o objetivo é modernizar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) sem renunciar ao vínculo humano. “Estamos incorporando tecnologia, mantendo o cuidado próximo e humanizado. Com a teleconsulta, conseguimos não apenas desafogar as salas de espera, mas também oferecer cuidado imediato e direcionado”, afirma.
A estudante Gabriela Silva vivenciou a experiência na unidade de Vicente Pires ao chegar com dores no abdômen. Classificada com a pulseira verde, de menor urgência, ela esperava uma longa espera. “Fui surpreendida com uma proposta que nem sabia que existia aqui no DF”, conta. Após aceitar a teleconsulta, foi atendida prontamente. “A médica apareceu na tela, analisou meus exames, fez perguntas, explicou meu quadro e prescreveu o tratamento. Parecia que ela estava ali comigo, de verdade. Foi rápido, eficiente e muito acolhedor”, relata.

Agilidade para baixa complexidade
A implementação da teleconsulta foca nos casos classificados como verdes, pacientes que frequentemente enfrentam longas esperas. “Queremos garantir que todo usuário que procura o serviço receba atendimento digno e ágil. A teleconsulta é segura, rápida e permite que o paciente inicie imediatamente seu tratamento”, explica a chefe do Núcleo de Inovação e Saúde Digital (Nusad), Amandha Dias.
Na UPA do Gama, mais de 2 mil pacientes foram atendidos por vídeo em 90 dias. Segundo o IgesDF, cerca de 60% dos pacientes com classificação verde optaram pela nova modalidade, com alto índice de aprovação. O fluxo é simples: após a triagem, o paciente que aceita o serviço assina um termo de consentimento e é direcionado a uma sala equipada para a consulta remota, onde médicos podem solicitar exames, prescrever medicamentos e emitir atestados. “É uma abordagem híbrida. Se houver qualquer dúvida ou sinal de agravamento, o caso é imediatamente revertido para atendimento presencial”, detalha Rodolfo Lira.
Estratégia e prevenção
A teleconsulta também se mostra uma ferramenta preventiva, pois o atendimento nos primeiros sintomas evita o agravamento de quadros clínicos. “Evitamos a perambulação do paciente em busca de assistência, reduzimos as chances de retorno com complicações e ainda esperamos a diminuição de casos de maior complexidade nas UPAs”, destaca a gerente de Comando Estratégico, Lillian Santos.
Para a médica Mônica Dandara Montenegro, da equipe de atendimento remoto, a iniciativa promove educação em saúde. “Os pacientes recebem orientação sobre hábitos saudáveis, entendem melhor como funciona a rede pública e aprendem a buscar os canais corretos. Isso evita sobrecarga e melhora o cuidado como um todo”, observa.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










