Por Kleber Karpov
O Distrito Federal alcançou o primeiro lugar no ranking nacional de sustentabilidade de 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado reflete um conjunto de políticas públicas e investimentos do GDF que, nos últimos anos, ampliaram a eficiência da gestão e melhoraram a qualidade de vida da população em áreas como saúde, educação e segurança.
Para o governador Ibaneis Rocha, a primeira colocação no ranking reforça que o DF é o melhor lugar para se viver. “Quando assumimos o governo, iniciamos um trabalho de resgate da nossa capital, de devolvê-la ao lugar que a população merece, transformando em uma terra de oportunidades, com saúde e educação de qualidade e um lugar mais seguro para se viver”, lembra. “Também trabalhamos diariamente para que as nossas ações não sejam apenas para o presente, mas sim para as próximas gerações”, conclui o chefe do Executivo.
Trajetória até a liderança
Desde o início da série histórica do ranking, em 2015, o DF oscilou entre a quarta e a sexta posição, iniciando uma subida gradual a partir de 2019 até atingir o topo neste ano. O pilar de sustentabilidade social, segundo o CLP, avalia a eficiência do governo em garantir direitos fundamentais e reduzir vulnerabilidades, indo além da renda. Na sequência da classificação aparecem Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Investimentos
O desempenho do DF reflete um conjunto de políticas públicas, como as obras de infraestrutura no Sol Nascente/Pôr do Sol, com investimento de R$ 690 milhões. Na saúde, foram entregues sete novas UPAs, três hospitais e contratados mais de 8 mil profissionais desde 2019. Programas sociais como o Prato Cheio e o RenovaDF, que qualificou mais de 100 mil pessoas, também contribuíram.
Na educação, o GDF construiu 19 novas creches e a Universidade do Distrito Federal (UnDF). Na moradia, mais de 11 mil unidades habitacionais foram entregues, beneficiando cerca de 36 mil pessoas, além do avanço na regularização fundiária.
Capital de recordes
Além da liderança no ranking do CLP, o DF acumula outros indicadores de destaque. Foi apontado como a capital de maior qualidade de vida pelo Índice de Progresso Social Brasil 2024, a segunda mais segura do país e tem o menor índice de analfabetismo. Registrou ainda a maior expectativa de vida do Brasil, com média de 79,7 anos, segundo o IBGE.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










