19.5 C
Brasília
06 dez 2025 02:39

Saúde do DF se mobiliza na 5ª Conferência de Políticas para Mulheres

Encontro na capital elege delegação para evento nacional e reforça o papel da saúde feminina na justiça social.

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) marcou presença na 5ª Conferência Distrital de Políticas para Mulheres (5ª CDPM), realizada em Brasília de 23 a 24 de agosto de 2025. O evento, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, teve como foco a integração de propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas para as mulheres. A conferência, que ocorreu em frente à Biblioteca Nacional, também buscou fortalecer a participação social e a construção democrática da gestão dessas políticas públicas.

A delegação distrital deve representar o Distrito Federal na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi eleita no encontro, um passo fundamental para a elaboração do III Plano Distrital de Políticas Públicas para Mulheres.

Os debates foram estruturados em três eixos temáticos principais:

  • Prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres.
  • Promoção das mulheres em todas as suas dimensões, com foco em diversidade, interseccionalidade e justiça.
  • Participação política, paridade e fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Saúde da Mulher como Pauta Central

Presente na abertura, a secretária-executiva de Assistência à Saúde, Edna Maria Marques, destacou a importância da saúde da mulher como um pilar central para a igualdade de direitos. “No âmbito da saúde, temos trabalhado para assegurar que cada mulher, desde a infância até a velhice, tenha acesso a serviços qualificados e humanizados, com atenção especial à saúde mental, ao planejamento reprodutivo, à maternidade segura, ao climatério e ao envelhecimento saudável”, afirmou.

A secretária também ressaltou que a saúde feminina é uma questão de justiça social e garantia de direitos. “A saúde da mulher é, sobretudo, uma pauta de justiça social e de garantia de direitos. Reafirmamos o compromisso da SES em ampliar políticas públicas que promovam a vida, a saúde e o bem-estar das mulheres do Distrito Federal”, reforçou.

Atenção Integral e Acessível

A SES-DF oferece atenção integral à saúde da mulher em todas as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como a principal porta de entrada. A atenção abrange desde consultas de rotina e pré-natal até o rastreamento de câncer e a prevenção de doenças crônicas.

Além disso, a Secretaria oferece atenção especializada em ginecologia, obstetrícia de alto risco, e acompanhamento em saúde mental por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Programas e políticas específicas, como planejamento reprodutivo e a rede de bancos de leite humano, também integram as ações da SES-DF em prol da equidade e do bem-estar das mulheres.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...