GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços e ações de conscientização contra a violência de gênero em Planaltina

Realizado na sexta (8) e neste sábado (9), em Planaltina, evento integrou a campanha Agosto Lilás e ofereceu serviços gratuitos, palestras e atrações culturais

“Eu aprendi que violência não é só quando machuca o corpo, mas também quando machuca a alma. Informação é importante para que a gente se sinta mais protegida e não seja massacrada como tantas mulheres estão sendo”, contou a dona de casa Maria Bispo de Lacerda, 57 anos, ao sair da palestra realizada no estande Direito Delas, neste sábado (9), durante a 57ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) no Jardim Roriz, em Planaltina. A atividade, voltada às mulheres, reuniu mais de 70 participantes e integrou a programação especial em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.

A dona de casa Maria Bispo de Lacerda participou de uma palestra sobre violência contra a mulher, parte das atividades da 57ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão | Fotos: Jhonatan Viera/Sejus-DF

Coordenada pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), da Sejus, a palestra contou com as advogadas Soraia Freire Vieira e Cláudia Alvez Motta Santos, que abordaram agressões física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, além de orientar sobre como identificar situações de risco e buscar ajuda. “O primeiro passo é reconhecer que se está em situação de violência e não se calar. Sempre existe uma rede disposta a acolher e proteger”, destacou a advogada Soraia Freire.

Profissionais da área de segurança pública também participaram, como a agente policial Elisângela Agostini, lotada no Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam), na 6ª Delegacia de Polícia Civil, no Paranoá. “Viemos explicar o que é violência, divulgar o trabalho do Núcleo e reforçar que a mulher não deve se calar. Violência é crime e precisa ser denunciada; nós, da Polícia Civil, trabalhamos para garantir a proteção delas”, afirmou.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou a importância de levar informação e acolhimento a diferentes regiões do Distrito Federal. “O GDF Mais Perto do Cidadão não é apenas sobre oferecer serviços; é sobre aproximar a comunidade das políticas públicas e dialogar sobre pautas urgentes, como a prevenção à violência contra a mulher. Planaltina respondeu com presença e engajamento”, comemorou.

Serviços que transformam o dia a dia

Nos dois dias do programa – sexta-feira (8) e sábado (9) –, mais de 4,5 mil pessoas passaram pela Quadra 1 do Jardim Roriz. O aposentado Elias Sérgio de Almeida, morador da região, aproveitou ao máximo: fez exames de saúde, emitiu segunda via da conta de luz no Na Hora, regularizou débitos com a concessionária, tirou a nova carteira de identidade na carreta da Polícia Civil e cortou o cabelo. “Facilita muito a vida da gente. Quando tiver de novo, não vou perder… Ainda mais tão pertinho de casa”, disse.

A programação cultural incluiu batalha de rimas contra as drogas, apresentações musicais e atrações infantis. O estudante Thiago Viana, 10 anos, e sua irmã Clara, 6, se divertiram no espaço do Detran voltado à educação no trânsito. “É muito legal! E aprendi muito também”, disse o menino. A servidora Brenda Ambrósio resumiu: “É uma ação educativa: ensinamos noções de trânsito às crianças e adolescentes, e tiramos dúvidas de pais e responsáveis”.

Outro destaque foi o Brechó Solidário Compartilha Amor, onde moradores escolheram gratuitamente até cinco peças, entre roupas, calçados e acessórios, doados ao longo do ano. A profissional de serviços gerais Marilda Soares, 56 anos, saiu feliz: “Levei duas camisas, um sapato, um vestido para minha neta e um colar para minha mãe. Foi uma alegria só”.

No estande de beleza, voluntários ofereceram cortes de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas, contribuindo para a autoestima da população.

Elias Sérgio de Almeida aproveitou o evento para fazer exames de saúde, tirar a nova carteira de identidade e cortar o cabelo: “Facilita muito a vida da gente. Quando tiver de novo, não vou perder”

Atendimento especializado e capacitação

Além dos serviços tradicionais – Na Hora, Polícia Civil, vacinação de pets, espaço infantil, exames de saúde e oficinas –, o evento contou com estandes informativos dos programas coordenados pela Sejus, como o Direito Delas (prevenção à violência contra a mulher) e o Acolhe DF (apoio a dependentes químicos e familiares). Enfermeiros e fisioterapeutas voluntários realizaram atendimentos e encaminhamentos.

Na sexta (8), ocorreu mais uma edição do curso Nasce uma Estrela, voltado a gestantes e mães de recém-nascidos, com mais de 100 participantes. Desde o início, o projeto já beneficiou mais de 1.700 mulheres, oferecendo orientações sobre amamentação, recuperação pós-parto e primeiros socorros. A jovem Ana Paula Rodrigues, 19 anos, gestante do primeiro filho, contou: “Saio daqui mais segura e tranquila para esse momento tão importante”.

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...