Ação educativa marca o Dia de Combate à Discriminação Racial no DF

Secretaria de Justiça e Cidadania realiza palestra e distribuição de livros em escola de Ceilândia e reforça compromisso com a igualdade racial

Nesta sexta-feira (21), data em que se celebra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) promove uma ação educativa para 160 crianças de 6 a 10 anos na Escola Classe 13 de Ceilândia. A iniciativa inclui uma palestra interativa e dinâmicas educativas, estimulando a reflexão sobre racismo e respeito à diversidade. Além disso, as crianças receberão kits de livros infantis com histórias que abordam a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.

A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destaca a importância de ações como essa na construção de uma sociedade mais igualitária. “Precisamos começar esse debate desde a infância, estimulando a reflexão sobre a importância do respeito e da equidade racial. O racismo ainda está presente na nossa sociedade, e combater essa realidade exige educação, diálogo e iniciativas concretas como as que estamos promovendo hoje”, afirmou.

Compromisso contínuo

Além das ações alusivas à data, a Sejus mantém uma agenda permanente de iniciativas voltadas à promoção da igualdade racial e ao combate à discriminação. Uma das iniciativas de destaque foi a assinatura de um protocolo de intenções com a Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF), estabelecendo uma parceria estratégica para fortalecer a defesa dos direitos da população negra. O acordo prevê ações educativas, acompanhamento jurídico e apoio a políticas públicas antirracistas, além de incentivar denúncias e fortalecer o combate à impunidade em casos de racismo.

Outro marco importante foi o decreto assinado em novembro de 2024 pelo governador Ibaneis Rocha, que instituiu a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no DF como manifestação cultural popular e democrática. Com essa regulamentação, a data passou a ser comemorada com um festival de três dias, oferecendo uma programação diversificada com shows, exposições, feiras, oficinas e debates. A Sejus é uma das pastas responsáveis por organizar, gerir e apoiar essa celebração, garantindo que o evento se consolide como uma política pública de Estado.

Outra iniciativa inovadora é o projeto “Conectando Saúde e Inclusão”, desenvolvido pela Sejus para ampliar o acesso à saúde da população negra no DF. O projeto foi recentemente selecionado pelo Fundo de Apoio aos Afrodescendentes da Espanha, garantindo um investimento inédito de 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão) para fortalecer políticas públicas de equidade no atendimento de saúde. Um dos principais pilares do projeto é a criação de um aplicativo inovador, que oferecerá orientação especializada e georreferenciamento de unidades de saúde primária especializadas, além de disponibilizar informações detalhadas sobre sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam com maior frequência a população negra.

A capacitação de servidores públicos por meio de cursos de letramento racial também é uma prioridade da secretaria. Oferecidos pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (Subdhir), os treinamentos capacitam profissionais para identificar e combater manifestações de racismo estrutural e institucional que muitas vezes passam despercebidas.

No campo da liberdade religiosa, a Sejus elaborou um plano de combate à intolerância religiosa, reforçando o compromisso do governo com o respeito à diversidade e o direito à livre manifestação de crenças.

Durante o Carnaval, a secretaria também intensificou ações de combate à discriminação racial, LGBTfobia e intolerância religiosa, instalando tendas informativas nos principais blocos do DF. Os espaços funcionaram como pontos de apoio para denúncias e orientação, em parceria com a Ouvidoria do Ministério Público e a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação (Decrin).

 

Michele Bolsonaro deve disputar Presidência da República contra Lula

Por Kleber Karpov A pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

Campanha Junho Vermelho levará doação de sangue à Praça do Buriti

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal promoverá o...

São Paulo confirma quinta morte por febre amarela no ano

Por Kleber Karpov O governo de São Paulo confirmou, na...

Anvisa anuncia recolhimento voluntário de lote da água Crystal sem gás

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Brasil pretende buscar novos parceiros internacionais para diminuir impactos comerciais

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Tarifaço: STF libera julgamento do processo contra Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

ANFIP reage contra tentativa de extinguir o Carf e alerta para risco ao sistema tributário

Por Kleber Karpov A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da...

Destaques

Michele Bolsonaro deve disputar Presidência da República contra Lula

Por Kleber Karpov A pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ),...

Campanha Junho Vermelho levará doação de sangue à Praça do Buriti

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal promoverá o...

São Paulo confirma quinta morte por febre amarela no ano

Por Kleber Karpov O governo de São Paulo confirmou, na...

Anvisa anuncia recolhimento voluntário de lote da água Crystal sem gás

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Brasil pretende buscar novos parceiros internacionais para diminuir impactos comerciais

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...