21.5 C
Brasília
21 mar 2026 22:20

Senado aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF

Texto vai para votação na Câmara dos Deputados

O Senado aprovou nesta quarta-feira (22), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram 52 votos a favor e 18 contrários, o mesmo placar nos dois turnos. Eram necessários 49 votos para aprovação da PEC. O texto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

A proposta, desde o início, dividiu os senadores. Alguns defendem que o projeto invade as competências da Suprema Corte. Outros argumentam não ter o propósito de retaliação ao tribunal. Nessa terça-feira (21), o Senado havia aprovado calendário especial para votação da PEC 8/2021, que permitiu a votação em dois turnos no mesmo dia, sem sessões de intervalo.

Foto: Lula Marques / Agência Brasil

Decisões monocráticas

As decisões monocráticas são aquelas tomadas por apenas um magistrado. Pela sua natureza, trata-se de uma decisão provisória, uma vez que precisa ser confirmada pelo conjunto dos ministros da Corte.

Pedidos de vista

Os senadores decidiram retirar da proposta trecho que estabelecia prazos para os pedidos de vista, tempo extra para um magistrado analisar um processo. A proposta original restringia os pedidos de vista para serem de caráter coletivo e “limitados a seis meses e, em caso de excepcional renovação, a três meses, sob pena de inclusão automática do processo em pauta, com preferência sobre os demais”.

Atualmente, cada ministro do Judiciário pode pedir vista individualmente, sem prazo específico, o que possibilita sucessivos pedidos por tempo indeterminado.

Emendas

O relator Esperidião Amin (PP-SC) retirou do texto referência a eficácia de lei ou ato normativo com efeitos “erga omnes” (que atinjam todas as pessoas), assim como qualquer ato do presidente da República. Se mantivesse a proibição de decisões monocráticas nesses casos, a suspensão de política públicas ou outros atos do presidente só poderiam ser tomadas pelo plenário dos tribunais, que no caso do STF é formado por 11 ministros.

Foi incluída emenda que permite a participação das advocacias do Senado e da Câmara dos Deputados quando for analisada lei federal, sem prejuízo da manifestação da Advocacia-Geral da União.

Veja outras medidas previstas na PEC:

– Em caso de recesso do Judiciário, será permitida concessão de decisão individual para casos de grave urgência ou risco de dano irreparável. O caso terá de analisado pelo tribunal no prazo de 30 dias após a retomada dos trabalhos, ou a decisão perderá efeito.

 Processos no STF que tratem de tramitação e propostas legislativas, impacto em políticas públicas, criação de despesas para qualquer Poder também terão de seguir as mesmas regras da PEC. Criação de despesas: Processos no Supremo Tribunal Federal (STF) que peçam a suspensão da tramitação de proposições legislativas ou que possam afetar políticas públicas ou criar despesas para qualquer Poder também ficarão submetidas a essas mesmas regras.

– Sobre decisões cautelares acerca de inconstitucionalidade de lei, o mérito deve ser julgado em até seis meses. Após esse período, terá prioridade na pauta em relação aos demais processos.

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...