29.5 C
Brasília
29 abr 2024 17:26


Em abertura da 1ª Semana da Mulher, participantes destacam sororidade e protestam contra o feminicídio

Treinamento foi voltado para condutas frente à parada cardiorrespiratória e tempo de resposta rápida

Por Franci Moraes

Na abertura da 1ª Semana da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na tarde desta segunda-feira (18), na Praça do Servidor, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou a importância do segmento: “Hoje o mundo está avançando porque as mulheres estão ocupando os espaços”. Ele citou deputadas, secretárias e comandantes de órgãos de segurança pública presentes, “mulheres em pontos estratégicos que tão bem representam seus papeis”. O presidente rechaçou os casos de feminicídio, cometidos por “homens covardes”, e reforçou o compromisso da atual legislatura no combate à violência contra a mulher.

“A Câmara Legislativa tem abraçado a causa da mulher”, endossou a procuradora Especial da Mulher da CLDF, deputada Dayse Amarilio (PSB). Ela enfatizou o tema desta edição, “Fortalecendo laços, construindo futuro”, dedicada a celebrar e fortalecer o papel da mulher na sociedade. “Essa causa é de toda sociedade”, pontuou, ao chamar a atenção para o necessário engajamento dos homens.

Amarilio ponderou que, por um lado, as mulheres têm avançado, entrando em espaços anteriormente ocupados apenas por homens, mas, por outro, sofrido com a violência. “A vida com plenitude é um direito”, defendeu, caminho que será viável com “a sororidade entre as mulheres, o respeito dos homens e a proteção do Estado”, considerou. A união entre as mulheres parlamentares da CLDF foi elogiada pela deputada Jaqueline Silva (MDB).

Tarefa árdua

Por sua vez, a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, lembrou os desafios da pauta feminina, que engloba atuações transversais. “A tarefa é árdua, mas não é impossível se estivermos unidos”, corroborou a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio. Também enfatizou a força e a sororidade entre as mulheres a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Todas as secretárias protestaram contra o feminicídio, crime que não pode mais ser tolerado, segundo o secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, que elencou estratégias de educação, segurança e cultura. “O que se quer é que o não seja não, e o direito de viver em paz”, afimou.

Várias autoridades e parceiros da Semana da Mulher cumprimentaram a CLDF pela organização do evento. A abertura oficial, transmitida ao vivo pela TV Distrital e YouTube, com tradução simultânea em Libras, contou, ainda, com apresentações culturais.

Atendimentos e Serviços

A Semana da Mulher promove diversas atividades, que acontecem entre hoje (18) e quarta-feira (20) na Casa. Logo mais, o projeto Meninos de Ouro oferece a oficina de defesa pessoal.

Amanhã (19), além de palestras e rodas de conversa, os espaços Mulher Empreendedora e Mulher Cidadã vão prestar atendimentos e serviços gratuitos, com a colaboração de secretarias e órgãos do governo, como imunização contra hepatite B, tétano, febre amarela, tríplice viral, dengue 10 a 14 anos e testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis, oferecidos pela Secretaria de Saúde do DF.

Já a Secretaria da Mulher do DF fará, no ônibus lilás, o acolhimento e atendimento a vítimas de violência, e a Secretaria de Educação do DF vai apresentar projetos pedagógicos de escolas públicas relacionados ao combate à violência contra a mulher.

A Defensoria Pública do Distrito Federal dará orientação jurídica em ações como divórcio, pensão alimentícia e guarda, além de atendimento psicossocial, e a Defensoria Pública da União atuará na orientação jurídica e cidadã, auxiliando em certidões de nascimento, casamento e óbito, Bolsa Família, aposentadoria, pensão, entre outros.

Os participantes do evento também vão contar com ações da Polícia Civil do DF, na emissão da nova identidade; do SESC SAÚDE, com consultas médicas; e da Associação Brasileira de Enfermagem, com orientações relacionadas à saúde e métodos contraceptivos. Em oficinas de beleza, os parceiros da Hair Brasília vão oferecer maquiagem, corte, escova e penteados ao público.

Para acessar a programação completa, clique aqui

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever