18.5 C
Brasília
27 abr 2024 08:20


DF Mais Seguro: Operação Quinto Mandamento faz 300 abordagens contra o crime em janeiro

Iniciativa da SSP-DF tem ações preventivas e repressivas, fiscalizações de trânsito, ambientais e sanitárias

Por Carolina Alonso

A operação Quinto Mandamento, parte do Eixo Cidadão Mais Seguro do Programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, iniciou mais um ano de ações. O objetivo é reduzir crimes contra a vida por meio de abordagens preventivas e repressivas, fiscalizações de trânsito, ambientais e sanitárias, verificação de alvarás e licenças em veículos e estabelecimentos notadamente conhecidos pelas forças policiais como locais propensos à prática criminal.

As ações são realizadas em todo o Distrito Federal e registram, apenas no mês de janeiro deste ano, 24 operações em 10 Regiões Administrativas, totalizando 299 pessoas abordadas, 95 autuações de trânsito, 99 estabelecimentos fiscalizados e quatro interdições.

De caráter permanente e coordenada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a operação conta com participação de membros do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), como a Polícia Civil (PCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o Instituto Brasília Ambiental, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), a Vigilância Sanitária (Divisa) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“As RAs contempladas são definidas com base na estatística criminal e informações de inteligência da SSP-DF”, informou o tenente-coronel da Polícia Militar, Maximiliano Marinho, da Subsecretaria de Operações Integradas. “É uma operação permanente que atua em dias específicos, estrategicamente determinados, a fim de combater o crime, fiscalizando e trazendo segurança à população”, finalizou.

Histórico

Criada em julho de 2020, a operação Quinto Mandamento acumula mais de 30 mil abordagens. Só no ano de 2023, foram 264 ações, com 4.590 pessoas abordadas, 53 prisões, 61 estabelecimentos interditados, 1.259 objetos apreendidos e 4.969 autuações de trânsito.

SourceSSPDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever