28.5 C
Brasília
28 abr 2024 17:45


Com presença de Ibaneis, tenda de acolhimento e 600 agentes marcam combate à dengue em Samambaia

Ibaneis endossa ações da vice-governadora Celina Leão além de reforça preocupação e atuação do governo para acabar com epidemia de dengue no DF. Edição do Dia D de Samambaia marca início de instalações de tentas de acolhimentos e de espaço para informar e esclarecer população

Por Kleber Karpov

A edição do Dia D de combate à dengue desde sábado (20/Jan), na Região Administrativa (RA) Samambaia contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). A força-tarefa reuniu, em frente a administração regional, situada na Quadra 302 da RA, cerca de 50 agentes comunitários de saúde (ACSs), 100 agentes de vigilância ambiental (AVAs), 300 bombeiros militares, mais de 100 profissionais da Atenção Primária à Saúde e dezenas de outros servidores para acolher a população, percorre a cidade para orientar a comunidade, aplicar inseticida em locais estratégicos e combater focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

“É de uma importância muito grande o Dia D. Tivemos um aumento no número dos casos de dengue, e aí nós temos que evitar o falecimento das pessoas. Para isso, nós resolvemos entrar com essa ação muito importante. Estamos fazendo o atendimento da comunidade, vistoriando os lares das pessoas para saber onde estão os focos de dengue. Temos que ter uma conscientização muito forte da população para que a gente possa combater a dengue”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

Tendas de acolhimento

Essa primeira de nove tendas a serem instaladas no DF em RAs com maior incidência de casos de dengue, para acolhimento de pacientes com sintomas leves. Atendimentos são realizados por equipes da Saúde da Família – Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

No local de concentração, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) instalou uma de outras nove tendas de acolhimento que devem servir instaladas em espaços temporários para atender à população. Essa primeira foi direcionada ao atendimento de pacientes com sintomas leves da dengue, a ser realizado por seis equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Exames e avaliações, como o teste rápido NS1 para a dengue, foram realizados no local. Também houve aferição de sinais vitais e a oferta de vacinas de covid-19 e outras de rotina para todas as idades.

Com sintomas de dengue, a enfermeira Vitória de Oliveira, de 26 anos, uma das atendidas na tenda, elogiou a iniciativa. “É uma iniciativa muito importante porque temos um atendimento especializado e rápido, passamos pela médica e pela triagem, e aí se for necessário já toma medicação e tem atendimento bem rápido”.

Com sintomas leves de dengue, a enfermeira Vitória de Oliveira recebeu atendimento na tenda de acolhimento instalada em frente a Administração de Samambaia e elogiou iniciativa do GDF – Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A tenda deve funcionar, diariamente, das 7h às 19h, inicialmente ao longo dos próximos  45 dias, embora possam ter os prazos prorrogados, em decorrência do resultado do combate à dengue no DF.  Uma segunda estrutura, foi montada pela Defesa Civil, reservada à esclarecer e divulgar informações sobre a doença.

Além de Samambaia, segundo a SES-DF, as RAs de Sol Nascente, Brazlândia, Taguatinga, Santa Maria, São Sebastião, Estrutural e Sobradinho, com alta incidência de casos de dengue, também devem receber instalações de tendas.

Atenção Primária

Também presente na edição do Dia D de combate à dengue, da secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, lembrou que a SES-DF está com 175 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de prontidão para atender casos leves da doença, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), direcionada aos casos mais graves. Parte dessas unidades de saúde, com horário ampliado de atendimento.

“O DF desponta quando ele tem o horário ampliado nas unidades básicas de saúde, funcionando até as 22 horas. Nós temos hoje 11 UBSs funcionando até as 22 horas, e sábado e domingo nós temos cinco. A partir do próximo final de semana nós já vamos ter 11 unidades funcionando sábado e domingo, fora as 60 unidades que funcionam no sábado até ao meio-dia, e as tendas, das 7h às 19h”, detalha Lucilene Florêncio.

A lista das UBSs, com endereços e horários, pode ser conferida neste link.

Ação coordenada, e aprovada

Rocha, apontado nessa semana, por parte da imprensa como portador de estilo distinto da vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), reforça que não governa apenas atrás da mesa e de um ar condicionado.

Mais que isso, Rocha demonstrou publicamente a preocupação do GDF para com o combate a dengue, assim como endossou todas as iniciativas da então, governadora, em exercício, por empreender uma verdadeira força-tarefa, com mobilização de diversos órgãos do GDF, para realizar a limpeza de áreas públicas, conscientizar, fiscalizar e, se preciso, multar a população, além de tentar garantir à Saúde, o efetivo de recursos humanos para atuar na luta contra o mosquito aedes aegyti, sem com a contratação de AVAS, ou da atuação conjunta por parte do CBMDF, com total apoio da comandante-geral da corporação no DF, Mônica de Mesquita.

Unidos no combate à dengue

Sob essa ótica, demonstrada a coesão e união entre todas as esferas do poder do Executivo do DF, entra em pauta a conscientização da população do DF, em atender o pedido de Lucilene Florêncio, para que as pessoas dediquem ao menos 10 minutos, semanalmente, para limpar os focos de reprodução do mosquito aedes aegypti.

Do lado de fora das residências, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero Martins, deixou claro que tem os recursos para lidar com o desafio. “Esse é um trabalho que tem que ser feito com a população, não é um trabalho exclusivo para a população, é feito com ela. Agora, é óbvio que naquelas áreas onde a incidência vetorial é muito alta e que há evidência científica de transmissão, nestes casos é que se usa o fumacê”.

Dengue no DF

Os casos prováveis da doença tiveram um aumento de 435% no DF, segundo a Secretaria de Saúde. O boletim mais recente aponta para 7.782 casos suspeitos, sendo 7.329 de moradores do DF. No ano passado, neste mesmo período do ano, foram registrados 1.370 casos prováveis. Vale lembrar que a dengue apresenta um comportamento sazonal no DF, ocorrendo, principalmente, entre os meses de outubro a maio.

Samambaia aparece, inclusive, como a segunda cidade com mais casos este ano, 521, perdendo apenas para Ceilândia, com 1.855. O aumento na cidade visitada pela força-tarefa neste sábado (20) foi de 448,4% em relação a 2023, quando foram registrados 95 casos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever