28.5 C
Brasília
28 abr 2024 17:09


Celina Leão decreta estado de alerta devido às fortes chuvas

Secretaria de Saúde mobiliza equipes de saúde da família, além de fortalecer medidas contra a dengue

Por Karinne Viana

Com o objetivo de amenizar o impacto das fortes chuvas nos últimos dias, a governadora em exercício, Celina Leão, decretou estado de alerta no Distrito Federal nesta quarta-feira (3). Para isso, foi instituído um grupo de trabalho composto por todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) que, além de intervir nas áreas mais afetadas, como Vila Cauhy, Arniqueiras, Candangolândia e Sol Nascente, também atuará na prevenção, em resposta ao alerta de continuidade das chuvas.

Sendo um dos órgão mobilizados, a Secretaria de Saúde (SES-DF) terá participação ativa nas ações e enviará equipes de estratégia de saúde da família para prestar assistência às pessoas impactadas pelas chuvas. Adicionalmente, a pasta já está implementando medidas para enfrentamento da dengue, a qual tem mais chances de se propagar no período chuvoso.

“Além das ações conjuntas da SES-DF com os demais órgãos, precisamos que cada indivíduo compreenda a importância de cuidar do seu ambiente, pois a prevenção é a melhor forma de combater o mosquito”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Plano contra a dengue

Com base no Plano de Enfrentamento da Dengue  outras Arboviroses, uma das iniciativas em curso é a utilização do fumacê, nome popular do inseticida de ultrabaixo volume (UBV), destinado a combater o mosquito Aedes aegypti. Entre os dias 2 e 5 de janeiro, 38 veículos percorrerão diversas regiões do DF aplicando o inseticida.

Planejado para o período de 2024 a 2027, o plano foi desenvolvido em colaboração com as áreas técnicas e a Sala Distrital. A sala é formada pela rede de órgãos do DF participantes das ações, como administrações regionais, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Defesa Civil, Secretaria de Comunicação Social (Secom), Casa Civil, Departamento de Trânsito (Detran), entre outros.

Estruturado em cinco eixos temáticos – coordenação, assistência, vigilância, comunicação, mobilização e educação em saúde, e apoio governamental –, o plano pretende reduzir a incidência e os óbitos causados pela dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além disso, o documento busca aumentar a eficácia das intervenções e reduzir o tempo de resposta no combate ao mosquito, enfrentando os desafios sazonais e os riscos de epidemia.

Em reunião nesta quarta-feira (3), órgãos do GDF foram mobilizados com o objetivo de amenizar o impacto das fortes chuvas nos últimos dias. Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde-DF

Mobilização

Publicado nesta quarta-feira (3), o Decreto nº 45.382/2024 vai agilizar as ações do governo diante de fortes chuvas e outras emergências. O Distrito Federal foi subdividido em 15 grupos multidisciplinares, cada um encarregado de organizar e despachar equipes para as áreas afetadas. O documento assegura a pronta mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos essenciais para a assistência, estando disponíveis para resposta 24 horas por dia, sete dias por semana.

“O GDF está mobilizado desde o início das chuvas. A criação desse grupo visa manter as secretarias e os órgãos de prevenção vigilantes, mapeando as regiões mais impactadas. O objetivo principal é preservar vidas, sendo fundamental o mapeamento detalhado de cada área e a prontidão das equipes de atendimento local”, explicou a governadora em exercício, Celina Leão.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever