24.5 C
Brasília
27 abr 2024 20:08


Congresso no Hospital de Base discute inovação, ensino e pesquisa na saúde

Objetivo é proporcionar a troca de experiência e conhecimento multiprofissional acerca do tema como forma de melhorar o acesso ao cuidado

O III Congresso de Inovação, Ensino e Pesquisa promove, até quinta-feira (23), no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), troca de vivências e conhecimento multiprofissional sobre o tema A governança clínica rumo à excelência assistencial. Os mais de 3 mil inscritos poderão acompanhar o evento presencialmente no HBDF ou de forma online.

Representantes da Secretaria de Saúde do DF participam das atividades, que visam impulsionar inovações na área de saúde, aprimorando os atendimentos. O evento é voltado a residentes multiprofissionais, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, entre outros.

Durante a abertura do evento, nesta segunda-feira (20), a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou que o HBDF é um local de formação de grandes profissionais. “A unidade é uma fortaleza de conhecimento, onde há vários professores e servidores de excelência. Este congresso faz a junção do debate sobre o avanço da tecnologia, da ciência e do acolhimento aos residentes. É uma troca de saberes incrível”, avaliou.

Nos três dias de debate, serão divulgadas pesquisas científicas realizadas no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) por colaboradores e parceiros externos, contribuindo para o avanço da ciência na área da saúde. O congresso também irá englobar a V Jornada dos Residentes do IgesDF, a XII Jornada dos Médicos Residentes e Egressos do Hospital de Base e o III Simpósio de Pesquisa Científica.

De acordo com a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do IgesDF, Emanuela Ferraz, o congresso irá abordar temas de relevância, destacando o papel da interdisciplinaridade na melhoria do atendimento ao paciente. “O objetivo é proporcionar a troca de experiência e conhecimento multiprofissional acerca das inovações em saúde e oferecer mais acesso ao cuidado.”

Segundo o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante, a conversa sobre a governança clínica é necessária. “Isso porque é um desafio conseguir ofertar o melhor serviço em saúde sem desperdiçar recursos. Dessa forma, precisamos juntar a inovação de ensino e pesquisa aos serviços de saúde”, destacou.

Com quatro eixos temáticos – Oncologia, Urgência e Trauma, Materno Infantil e Obstetrícia, e Inovação, Ensino e Pesquisa –, o congresso se destaca como um espaço de aprendizado e colaboração, cujo propósito é aprimorar a qualidade das práticas assistenciais na área de saúde.

Para o chefe do Núcleo de Controle de Infecção do HBDF, Julival Ribeiro, a medicina tem sido cada vez mais cobrada a acompanhar os avanços tecnológicos, por meio de telemedicina, das teleconsultas, sem deixar a qualidade do atendimento cair. “Devemos evoluir e melhorar ainda mais a assistência prestada ao paciente”, complementou.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever