22.5 C
Brasília
21 maio 2024 01:03


Conselhos Regionais de Saúde realizam eleições para gestão do triênio 2024/2027

Riacho Fundo I e Brazlândia divulgaram aviso público com regras e datas. Inscrições podem ser realizadas até 30 de abril e 7 de maio, respectivamente

Larissa Lustoza

Os Conselhos Regionais de Saúde de Riacho Fundo I e de Brazlândia realizam eleições para a gestão do triênio 2024/2027. Os interessados podem se inscrever, para a primeira região administrativa até 30 de abril e, para a segunda até 7 de maio. As eleições ocorrem em maio.

No Riacho Fundo I, as inscrições são feitas na Administração Regional do Riacho Fundo I (CRSRF-I), na Sala do Empreendedor, em dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h; ou ainda por e-mail: [email protected].

Interessados podem se inscrever até 30 de abril, para Riacho Fundo I e até 7 de maio para Brazlândia. As eleições ocorrem em maio. Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde-DF

A eleição de preenchimento das vagas dos membros titulares e suplentes no Conselho Regional de Saúde do Riacho Fundo I ocorrerá em formato presencial em Fórum Ampliado e Qualificado dos Segmentos Trabalhadores e Usuários. A data prevista é 9 de maio, das 9h às 16h, na Administração Regional.

Para a atual presidente do CRSRF-I, Ciracy Santana, o conselho possui papel importante no controle social, especialmente para a região, uma vez que conta com unidades de saúde relevantes à população. “Aqui no Riacho Fundo I, o conselho é fundamental, pois temos uma população crescente e duas UBSs [Unidades Básicas de Saúde]. Temos ainda o Instituto de Saúde Mental, que é muito complexo, e duas policlínicas. Nesse sentido, lutamos por mais aparelhos de saúde”, explica.

Brazlândia

Já para a seleção do Conselho Regional de Saúde de Brazlândia (CRSBz), as inscrições devem ser requeridas à Comissão Eleitoral, situada no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz), em dias úteis, das 8h às 17h. Até 7 de maio, é possível se inscrever ainda pelo e-mail: [email protected] ou por meio de formulário.

A eleição das vagas ocorrerá em formato presencial no Fórum Ampliado e Qualificado dos Segmentos Trabalhadores e Usuários, em 14 de maio, das 13h às 17h, na Administração Regional de Brazlândia.

Segundo o atual presidente do CRSBz, Eduardo Fleury de Santana, as eleições promovem o envolvimento da comunidade, fortalecem a democracia e garantem uma saúde de qualidade. “Para o usuário, a participação permite uma representação direta e democrática. Aos trabalhadores, proporciona um canal direto de comunicação e de compartilhamento de experiências e desafios. Ao gestor, é um facilitador para suas tomadas de decisões”, avalia.

Os conselhos reúnem representantes de usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para debaterem soluções de saúde pública. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever