17.5 C
Brasília
28 abr 2024 08:36


Câmara dos Deputados realiza audiência pública para debater políticas públicas para o Brega

A Câmara dos Deputados realiza, no próximo dia 21, audiência pública para debater projeto de lei que pretende instituir o Dia Nacional do Brega. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao segmento com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional.

O deputado federal Pedro Campos, autor do requerimento da audiência, ressalta a importância deste debate. “Precisamos fortalecer a cadeia cultural e econômica impulsionadas pelo movimento brega no Brasil”, pontuou.

Mais de 20 artistas e produtores culturais irão participar da audiência, que será realizada no Plenário 10 da Câmara dos Deputados, a partir das 9h30. O filho do lendário Reginaldo Rossi, Roberto Rossi, irá compor a mesa, que contará também com nomes como Anderson Neiff, Conde só brega, Brega Bregoso, Thiago Gravações e Michelle Melo. A formação de mesa também contará com a participação do professor, pós-doutor e autor do livro “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco”,  Thiago Soares; e do coordenador Geral da Política Nacional de Cultura Viva do Ministério da Cultura, Rodrigo Dias.

“É importante reunir os fazedores de cultura, a academia e o poder público para traçar estratégias que irão impactar a vida das pessoas. A cultura é um pilar importante para impulsionar a nossa economia e o nosso turismo”, comentou o parlamentar.

A data quatorze de fevereiro, aniversário de Reginaldo Rossi, foi sugerida pelo deputado para celebrar anualmente o estilo musical. “O brega se nacionalizou, quer seja pelo legado do nosso rei Reginaldo Rossi ou pelos novos movimentos como o Tecnobrega e o Brega Funk. Temos eco do movimento em vários estados, como por exemplo no Pará e na Paraíba. É um ritmo que entrou muito nas periferias e, principalmente, nas grandes cidades do nordeste. Nosso objetivo maior é dar vez e voz a essas periferias, aqui em Brasília, para que elas nos apontem o caminho para a concepção de política pública para o segmento”, afirmou.

O gênero musical brega não se limita a um único estilo musical, mas abraça uma ampla gama de expressões artísticas que transcende rótulos estritos, incorporando elementos do samba-canção, bolero, jovem guarda, Kizomba, zouk, Funaná e até mesmo a moderna vertente do TecnoBrega e do Brega Funk. É um fenômeno cultural que ultrapassa as fronteiras da música, influenciando a moda e o estilo de vida das pessoas.

“O brega não é simplesmente um ritmo, é um estilo de vida, de economia criativa, de dança e de música. A audiência pretende debater políticas públicas que fortaleçam este segmento na cena da cultura nacional”, afirmou.

SERVIÇO

O que? Audiência Pública – Dia Nacional do Brega

Quando? 21/11 às 9h30

Onde? Câmara dos Deputados – Plenário 10

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever