18.5 C
Brasília
27 abr 2024 09:47


Câmara Legislativa recebe demandas dos moradores do Sol Nascente e Pôr do Sol

Ao final do encontro, Wellington Luiz convidou a população do Sol Nascente e Pôr do Sol a participar das atividades do Câmara nas Cidades agendada para esta sexta-feira (27)

Por Marco Túlio Alencar

Representantes da população do Sol Nascente e Pôr do Sol apresentaram aos deputados distritais, nesta quinta-feira (26), as principais demandas da comunidade. O encontro com os moradores ocorreu no âmbito do projeto Câmara nas Cidades, que, além da realização de sessão ordinária e de audiências públicas, entre outras reuniões, leva os demais serviços da CLDF até as localidades do Distrito Federal.

Líderes comunitários sucederam-se para tratar dos principais problemas, em setores diversos. A falta de escolas, além de unidades do ensino infantil, que obriga os pais a se deslocarem para outras cidades levando seus filhos, foi um dos temas. Além disso, verifica-se a insuficiência de veículos que fazem o transporte escolar gratuito. Na área cultural, uma das reivindicações é a utilização dos estabelecimentos existentes para a realização de cursos e oficinas.

Outros pedidos: instalação de posto de saúde e de uma delegacia de polícia; destinação de espaços para a prática esportiva; melhoria do sistema de iluminação pública; local permanente e coberto para a realização da feira; organização do endereçamento postal; além da construção de uma agencia dos Correios, de um Centro de Atenção ao Idoso, bem como de parquinhos infantis.

Tudo isso dentro de uma solicitação mais abrangente: a definição da poligonal geográfica do Sol Nascente e Pôr do Sol. Sobre essa questão, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) defendeu a regularização fundiária da região, “que permitirá a chegada de mais equipamentos públicos”.

Já o deputado Chico Vigilante (PT) expôs sobre sua vivência junto àquela comunidade e listou os esforços do seu mandato em prol do bem-estar da localidade. Max Maciel (Psol), por sua vez, citou movimentos sociais e lideranças e sugeriu que seja assistido o documentário “O Sol nasceu para todos”, disponível no YouTube. E reforçou a necessidade de regularização: “Precisamos definir um plano urbanístico”.

Juntamente com o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), que esteve à frente da sessão, os parlamentares Fábio Felix (Psol), Rogério Morro da Cruz (sem partido) e Pastor Daniel de Castro (PP) também se colocaram à disposição dos moradores.

Mais Câmara nas Cidades nesta sexta (27)

Ao final do encontro, Wellington Luiz convidou a população do Sol Nascente e Pôr do Sol a participar das atividades do Câmara nas Cidades agendada para esta sexta-feira (27): às 9 horas, haverá uma roda de conversa da Procuradoria da Mulher da CLDF e, às 14 horas, uma audiência pública da Comissão de Transporte e Mobilidade, que debaterá as dificuldades da comunidade neste quesito.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever