22.5 C
Brasília
27 abr 2024 12:19


Forças de segurança e TRE alinham últimos detalhes para eleição dos Consegs

No dia do pleito, será obrigatória a apresentação do título de eleitor ou documento oficial com foto

Por Carolina Alonso

Os últimos detalhes para as eleições dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (Consegs-DF), que ocorrerá no próximo 29 de outubro, foram definidos nesta quarta-feira (18). O encontro, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), contou com a participação de representantes dos membros atuais dos Consegs, das polícias Civil do DF (PCDF) e Militar do DF (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), administrações regionais, Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), DF Legal, Subsecretaria de Integração e Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF).

“Estamos na reta final para os preparativos que antecedem a eleição dos novos membros dos Consegs. Este é um momento muito importante para que tudo ocorra com tranquilidade no dia 29. Portanto, os ajustes com os órgãos participantes é fundamental e mostra a integralidade com que temos trabalhado, ou seja, com a participação de todos”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Os Consegs são canais de participação popular que tratam de assuntos ligados à segurança pública. São de caráter consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam essa área.

Eleitores

Os eleitores convocados fazem parte de um cadastro prévio, disponibilizado no site da Secretaria de Segurança Pública do DF, pois se inscreveram antecipadamente. Para votar, primeiramente é necessário conferir o local de votação no site da SSP-DF. No dia do pleito, será obrigatória a apresentação do título de eleitor ou documento oficial com foto. Conforme regulamento próprio do processo eleitoral, não será permitido qualquer tipo de manifestação verbal, utilização de faixas, adereços e camisetas que possam influenciar o eleitor ou a título de propaganda dos candidatos, no perímetro de 200 metros do local da votação.

Locais de votação

Os locais de votação estão disponíveis neste link. Em algumas regiões do Distrito Federal, as eleições acontecem dentro dos batalhões da Polícia Militar. Nos locais onde não há quartéis, as votações acontecem nas sedes das administrações regionais. Todas as sessões contam com equipes de reforço tático de segurança desde o sábado que antecede a eleição até o fechamento das sessões no domingo (29).

Participação de servidores

Servidores civis e militares lotados e em exercício na SSP foram convocados e participam neste ano da organização da eleição, como mesários, agentes de informação, apoio logístico e segurança. Cada local de votação também terá um representante do Conseg ou do TRE-DF.

Resultado das eleições

Após o encerramento das votações, será iniciada a contagem dos votos. O resultado preliminar será divulgado no site da SSP-DF. Em caso de recurso, deverá ser enviado para o e-mail [email protected] , até 3 de novembro.

Confira, por este link, todas as informações sobre a eleição do Conseg.

SourceSSPDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever