17.5 C
Brasília
28 abr 2024 10:32


MPDFT participa de homenagem a força-tarefa que reduziu espera oncológica

A promotora de Justiça Hiza Carpina reforçou que o Ministério Público vem acompanhando o atendimento a pacientes com câncer

A titular da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), Hiza Carpina, participou de solenidade na Câmara Legislativa do DF para homenagear a força-tarefa oncológica. A iniciativa é um esforço conjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Instituto de Gestão Estratégica (Iges), que administra o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e seis UPAs.

O objetivo é reduzir o tempo de espera para consulta e tratamento de pacientes com câncer na rede pública de saúde. Para o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), que propôs a homenagem, a iniciativa já conseguiu diminuir a fila, que contava com cerca de 1.000 pacientes aguardando consulta há mais de 60 dias. Ele afirma que, hoje, a espera é de duas semanas.

“O plano de ação previu propostas emergenciais de curto prazo, visando enfrentar os desafios impostos por uma possível desassistência e colapso no atendimento e tratamento dos pacientes oncológicos na rede pública de saúde do DF, com foco na organização das ações de prevenção e de promoção à saúde, com priorização do acesso ao diagnóstico e redução no tempo para início do tratamento oncológico”, acrescenta o deputado.

A promotora ressaltou que a dificuldade de atendimento aos pacientes com câncer é um problema antigo e que está sendo cumprido acordo judicial para aprimorar o acesso ao tratamento. “Para além de iniciar o tratamento, este paciente tem que ter um tempo razoável de permanência na linha de cuidados. Temos desafios relacionados à qualidade do atendimento, do ambiente de trabalho que os profissionais lidam. O papel do MP nisso tudo é de acompanhamento e fiscalização”, alertou.

Participaram da solenidade, ainda, a secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio; o presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal, Juracy Lacerda Júnior; a gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário de Brasília, Ana Patrícia de Paula; e a coordenadora da Residência Médica da Oncologia do Hospital Sírio Libanês, Tatiana Strava Correa.

SourceMPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever