27.5 C
Brasília
28 abr 2024 16:39


Ortopedia e traumatologia: MPDFT inicia vistorias nos serviços da rede pública

Objetivo é verificar as demandas e o funcionamento das unidades de saúde que oferecem atendimento nessas especialidades

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) começou uma série de inspeções nos serviços de ortopedia e traumatologia da rede pública. O trabalho, que deve se estender até outubro, teve início com vistorias nos dois maiores centros de atendimento nessas especialidades no Distrito Federal: o Hospital de Base e o Hospital Regional de Taguatinga.

Durante as vistorias, o promotor de justiça Clayton Germano, com auxílio da equipe da Prosus, conversa com administradores, profissionais de saúde e pacientes para entender as demandas e o funcionamento de cada unidade. São aplicados questionários sobre recursos humanos e materiais, escalas de médicos e enfermeiros, disponibilidade de salas de cirurgia e outros aspectos que impactam na qualidade do serviço oferecido à população.

Segundo o promotor de justiça, há uma grande demanda por atendimento nessa área, o que naturalmente afeta o tempo de espera. “Temos um trânsito violento e uma população em envelhecimento, de forma que essa sobrecarga é esperada”, avalia. “Nosso trabalho é verificar o que pode melhorar, para que, mesmo com a grande procura, os serviços possam funcionar de forma adequada”.

Ele afirma que atividades de gestão, como organização de escalas, racionalização de espaços e planejamento de compras têm grande impacto no atendimento. Para dar transparência ao trabalho realizado, a Prosus cobra que as unidades de saúde alimentem semanalmente o processo eletrônico no qual consta o número de pessoas que aguardam cirurgia. Além disso, a Promotoria quer ter acesso ao tempo médio de internação dos pacientes até a realização do procedimento.

Saiba mais

A fiscalização dos serviços de ortopedia e traumatologia é atribuição da 2ª Prosus. As vistorias são realizadas anualmente em todas as unidades da rede pública que oferecem atendimento nessas especialidades. Os relatórios elaborados a partir das inspeções orientam a atuação judicial e extrajudicial da Promotoria.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever