17.5 C
Brasília
28 abr 2024 08:51


Profissionais são certificados em qualificação na Atenção Primária à Saúde

Iniciativa da SES-DF, em parceria com a UnB e a Fiocruz, reconheceu 116 especialistas e 1.011 concluintes do curso de aperfeiçoamento em estratégia da família e gestão. Próxima turma termina em novembro

A cerimônia de certificação do Programa de Qualificação da Atenção Primária do Distrito Federal (Qualis-APS) foi realizada nesta terça-feira (22), no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

O Programa de Qualificação da Atenção Primária do Distrito Federal (Qualis-APS) certificou 116 especialistas e 1.011 concluintes do curso de aperfeiçoamento em Estratégia de Saúde da Família (eSF). A cerimônia de reconhecimento ocorreu, nesta terça-feira (22), no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das parceiras na iniciativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), que tem também a participação da Universidade de Brasília (UnB).

Os cursos têm o objetivo de estimular a articulação entre teoria e situações reais de trabalho. A proposta é motivar e engajar os profissionais para a superação dos desafios, tomada de decisões e inovação nos processos de gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) do DF.

Presente na solenidade, a secretária Lucilene Florêncio afirmou que quer “abraçar e adotar cada uma dessas boas ideias que vocês construíram coletivamente”

No programa, são ofertados especialização em gestão e de aprimoramento em Estratégia de Saúde da Família. Neste ciclo, 116 gestores concluintes e quatro em processo de conclusão da modalidade de especialização propuseram mais de 700 intervenções para a gestão da APS.

As ideias compõem o livro digital Coletânea de Propostas de Intervenção APS-DF , disponível no repositório da Fiocruz.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, afirmou, no evento, que vai analisar todas as sugestões. “Quero abraçar e adotar cada uma dessas boas ideias que vocês construíram coletivamente.”

Atualmente, está vigente o segundo ciclo de formação iniciado em outubro de 2022. A previsão de encerramento é novembro deste ano.

Alta adesão

A modalidade de aperfeiçoamento recebeu 1.369 inscrições. Ao todo, 1.011 profissionais concluíram a formação, sendo 630 profissionais do corpo técnico do DF e 381 de outras unidades da Federação.

“Alcançamos quase 74% de conclusão. Esta é uma taxa de aproveitamento bastante relevante em um curso de modalidade híbrida”, avaliou a diretora-executiva da Escola de Governo da Fiocruz Brasília, Luciana Sepúlveda.

Q‌ualis-APS

A certificação do Qualis-APS utiliza o Ipê, árvore símbolo do Cerrado, para criar os selos de qualidade da Atenção Primária do DF. “Hoje foi dia de uma importante colheita, mas também é o momento de seguir plantando novas sementes de esperança por uma APS cada vez mais reconhecida em toda a sua potencialidade”, afirmou a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, em referência ao emblema da certificação.

A metodologia do programa é estruturada em torno de um ciclo avaliativo, composto de quatro fases, e de um eixo de desenvolvimento contínuo, que é transversal e consiste em um conjunto de ações com o intuito de promover estratégias para mudanças e aprimoramento na gestão e atenção à saúde em benefício da população.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever