27.5 C
Brasília
27 abr 2024 14:30


Hospital de Base implanta ferramenta para aprimorar cuidado ao paciente

Estratégia inovadora promove a conscientização e comunicação entre equipes multidisciplinares

A implantação da ferramenta Safety Huddle no Hospital de Base do Distrito Federal tem se mostrado essencial para identificar pontos fortes e possíveis falhas em cada protocolo institucionalizado, garantindo a prevenção de erros. Por meio do Safety Huddle, é possível fortalecer a comunicação entre os departamentos, solucionando problemas operacionais e estabelecendo métricas de segurança e qualidade.

A ferramenta consiste em reuniões frequentes e curtas, com duração de 10 a 15 minutos. Esses encontros possibilitam às equipes, o gerenciamento da qualidade dos serviços prestados e da segurança do paciente. Essa abordagem reúne diariamente equipes multidisciplinares para discussões breves, porém focadas, visando compartilhar informações críticas e promover a conscientização sobre a situação compartilhada dentro da equipe.

O superintendente do Hospital de Base, Bruno Sarmento, enfatiza a importância dessa iniciativa. “Estamos comprometidos em oferecer um ambiente seguro e eficaz para nossos pacientes. O Safety Huddle nos permite detectar e resolver problemas de forma proativa, aumentando a qualidade do atendimento.”

O resultado da implantação desse instrumento tem sido positivo. Os profissionais relatam melhorias no trabalho em equipe, na confiabilidade das informações e na redução de eventos surpresa. A proximidade entre as equipes clínicas e técnicas também se aprimorou, demonstrando a eficácia dessa abordagem multidisciplinar. Ao aprimorar a comunicação entre departamentos e concentrar-se em métricas de segurança e qualidade, a instituição caminha em direção ao reconhecimento de alto crédito.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever