18.5 C
Brasília
28 abr 2024 02:11


Painkiller: Do combate a dor à dependência química e psicológica

Um "painkiller" é um termo em inglês que se refere a um analgésico, ou seja, um medicamento utilizado para aliviar a dor.

Um “painkiller” é um termo em inglês que se refere a um analgésico, ou seja, um medicamento utilizado para aliviar a dor.

A epidemia de opioides nos Estados Unidos é um grave problema de saúde pública que tem causado muitas consequências negativas. O OxyContin, um medicamento opioides de prescrição, tem sido apontado como um dos fatores que contribuiu para o aumento do abuso e dependência de opioides no país.

O OxyContin contém o princípio ativo oxycodone, que é um analgésico potente. Inicialmente, foi comercializado como uma opção de tratamento para dores crônicas, mas acabou sendo amplamente utilizado e prescrito, muitas vezes de forma inadequada, o que levou ao seu mau uso e abuso.

Um dos principais problemas relacionados ao OxyContin é o seu potencial de causar dependência física e psicológica. Muitas pessoas que começaram a usar o medicamento para tratar dores legítimas acabaram desenvolvendo dependência e, posteriormente, recorreram a formas ilícitas de obtenção da substância para alimentar seu vício.

Além disso, a facilidade de obtenção e o alto potencial de vício do OxyContin contribuíram para seu uso recreativo, levando a um aumento significativo de overdoses e mortes relacionadas aos opioides nos Estados Unidos.

O combate à epidemia de opioides nos Estados Unidos tem sido uma prioridade das autoridades de saúde e governamentais. Medidas estão sendo implementadas para limitar a prescrição excessiva de opioides, aumentar a conscientização sobre os riscos associados a esses medicamentos e melhorar o acesso a tratamentos para dependência de opioides.

É importante ressaltar que o problema da epidemia de opioides não se limita apenas ao OxyContin, mas envolve uma ampla gama de opioides prescritos e ilícitos. O combate a essa epidemia requer uma abordagem multifacetada, envolvendo políticas de saúde pública, educação, tratamento e monitoramento adequado do uso de opioides.

Para quem quer sabe mais na Netflix tem uma série com 6 capítulos que mostra como esta situação gravíssima se desenvolveu. O nome da série é “PAINKILLER – Império da Dor”


Forte abraço e até a próxima

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever