27.5 C
Brasília
28 abr 2024 16:11


Festa do Divino reúne milhares de fiéis em Planaltina

GDF investiu quase R$ 1 milhão na celebração; tradicional cavalgada contou com participação do governador Ibaneis Rocha

Por Thaís Miranda

Cerca de 15 mil pessoas devotas do Divino Espírito Santo se reuniram no Encontro das Bandeiras, em Planaltina, durante a tradicional Festa do Divino, na manhã deste sábado (27). Esta é a segunda maior celebração religiosa da região, ficando atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha.

Cavalgada reuniu cavaleiros que há seis dias percorrem estradas partindo de Água Fria, em Goiás | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“É uma festa muito importante, demonstra afeto e carinho pela cidade e por tudo que acontece em Planaltina”Governador Ibaneis Rocha

Patrimônio cultural

Cerca 300 pessoas trabalharam na organização da 141ª edição do evento, que segue com uma programação especial até este domingo (28). A Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. Por isso, a celebração foi instituída patrimônio cultural imaterial por meio do decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013.  Os cavaleiros, devotos e fiéis contaram com o apoio do GDF, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), que investiu R$ 999 mil nas festividades

“É uma festa muito importante, demonstra afeto e carinho pela cidade e por tudo que acontece em Planaltina”, afirmou o governador. “É um grande evento que reúne mais de 15 mil pessoas. A gente fica muito feliz, e vamos continuar participando ativamente pelos próximos anos.”

Religiosidade une moradores fiéis de Planaltina e de vários outros lugares na celebração

Regina Brito, de 40, é organizadora do Café das Frutas, parada obrigatória para os cavaleiros vindos de Goiás que seguem rumo a Planaltina. Nesta edição, foram adquiridas oito caixas de mexericas, 15 melancias e 35 abacaxis. Ela segue a tradição repassada por sua mãe.

“Já tem mais de 20 anos que estamos nessa missão”, contou. “A gente começou a arrumar tudo por volta das 5h. Nós recebemos doação do pessoal, e cada um dá um pouquinho também. É uma missão com muita gratidão e fé.”

O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca, destaca a tradição centenária da cidade: “São sete paróquias e cinco capelas fazendo suas novenas e procissões pela cidade. Nossa Planaltina tem um patrimônio cultural e religioso muito grande”.

Devoção

Bruna Rezende: “Hoje, em casa, eu tenho o meu milagre do Divino Espírito Santo, que é meu filho”

Laura Siqueira, 26, e Bruna Rezende, 41, sempre comparecem à festividade. “Essa festa faz parte de mim; recebi a tradição do meu pai e estou muito feliz de estar aqui”, disse Laura. “Eu nasci aqui e cresci vindo à festa do Divino”, reforçou Bruna. “Só quem mora aqui sabe a tradição que é. E hoje, em casa, eu tenho o meu milagre do Divino Espírito Santo, que é meu filho”.

A celebração também contou com a participação do cardeal Dom Paulo Cezar Costa, que declarou: “Essa festa manifesta a fé do nosso povo ao divino Espírito Santo. É o amor que se manifesta através do divino, dos nove dias em preparação, pela caminhada até aqui, nessa alegria toda”. A seu lado, o padre Rafael da Silva Costa lembrou: “A gente se prepara nove dias antes rezando muito”.

Segundo a organizadora do evento, Maíra Vieira, a prioridade é promover uma festa segura para os fiéis. “A expectativa é que seja mais um grande evento de homenagem e louvor ao Espírito Santo”, disse. “Nosso foco foi a segurança, e para isso contamos com o apoio da Setur para atender as necessidades e fazer uma bela festa”,.

‌Além da Setur, apoiaram a festa a Administração Regional de Planaltina, a Arquidiocese de Brasília, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e o 14º Batalhão de Polícia Militar de Planaltina.

Programação para domingo (28)

→ 8h – Missa do Folião de Roça, na Igreja Matriz de São Sebastião
→ 16h – Recepção do Imperador, na Rua Pará, Quadra 11 A, Casa 16, Setor Tradicional
→ 18h – Cortejo do Imperador, com saída da Residência dos Imperadores, percorrendo as ruas do Setor Tradicional em direção à Igreja Matriz de São Sebastião
→ 19h – Missa do Imperador, na Igreja Matriz de São Sebastião.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever