18.5 C
Brasília
28 abr 2024 02:28


Ministério republica portaria que regulamenta repasse de recursos do piso salarial da Enfermagem

Republicação corrige erros que afetavam profissionais de enfermagem com carga horária abaixo de 40 horas semanais

Por Kleber Karpov

O Ministério da Saúde (MS), republicou, no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (19/Mai), a Portaria GM/MS nº 597, de 12 de maio de 2023, que regulamenta a Lei nº 14.581, quanto a forma de repasse dos de R$ 7,3 bilhões, para custeio do Piso Nacional da Enfermagem, da Lei 14.434/2022. A nova publicação corrige erros e discrepâncias, da publicada em 12 de Maio, e afetava os profissionais de saúde, da categoria, com carga horária inferior a 40 horas semanais.

O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), que chegou acusado de faltar com a verdade, nas redes sociais, após apontar o erro na Portaria, imediatamente após o anúncio da publicação, na sexta-feira (12/mai), pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, desabafou com a publicação da correção.

“Como eu falei, a portaria estava errada! Agora a nova portaria não faz menção a carga horária, o que é o correto, e também não se refere a remuneração, pois como havia dito, há diferença entre remuneração e vencimento.”, concluiu Vianna.

Entenda o caso

Na sexta-feira (12/Mai), após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), da Portaria nº 597/2023, que regulamenta a transferência dos R$ 7,3 bilhões do MS para a União, estados, municípios, além do Distrito Federal, a ministra acabou por publicar uma Nota de Esclarecimento em que informou a republicação da portaria. Isso após a identificação de discrepâncias, em especial, do vínculo do piso salarial baseado em carga horária de 40 horas semanais, por parte de políticos e entidades ligadas à Enfermagem, em especial ao FNE, por deixar de contemplar profissionais de enfermagem com carga horária inferior.

Na Nota, a ministra chegou declinar competência, por parte do MS, em relação a se estabelecer critérios sobre jornadas de trabalhos e sistemas remuneratórios. No entanto, para evitar interpretações equivocadas, o MS afirmou que deve republicar portaria. Porém, Nísia Trindade se colocou a disposição de dirimir quaisquer dúvidas que porventura pudesse existir, em relação à portaria de modo a se evitar interpretações equivocadas da Portaria.

STF

Nesta sexta-feira (19/Mai), teve início a apreciação do pleno do Supremo Tribunal Federal (STF), a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222. A expectativa é que os 10 ministros endossem a decisão monocrática do ministro Roberto Barroso, após retirada a suspensão da Lei Federal nº 14.434/2022, do piso nacional da Enfermagem (15/Mai).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever