18.5 C
Brasília
28 abr 2024 03:41


Enfermagem celebra conquistas em sessão solene na Câmara dos Deputados

Homenagem do parlamento à Semana da Enfermagem é reconhecimento fortuito à categoria

A Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem à Semana da Enfermagem de 2023, nesta quarta-feira (17/5), para prestar deferência e homenagens aos 2,8 milhões de profissionais da categoria, que formam a espinha dorsal do sistema de saúde brasileiro. Parlamentares e representantes de classe se revezaram na tribuna para celebrar a conquista do piso salarial, cobrar a aprovação da jornada de 30 horas e reforçar a luta permanente por melhores condições de trabalho no sistema de saúde.

A sessão foi presidida pelo enfermeiro e deputado federal Bruno Farias (Avante-MG), que foi enfático em seu posicionamento. “Temos que agradecer a todos pela contribuição para a efetivação do piso nacional da Enfermagem. E não adianta fazer cara feia, todos vão ter que cumprir o piso, no setor público e no setor privado. Vamos fiscalizar e garantir que a constituição seja cumprida”, asseverou.

Sessão foi presidida pelo enfermeiro e deputado federal Bruno Farias (Avante-MG) – Foto: Cofen

Além de Farias, as deputadas Ana Paula Lima (PT-SC), Sâmia Bonfim (Psol-SP) e o deputado Mauro Benevides (PDT-CE) são responsáveis pelo requerimento para a realização da sessão. “A Enfermagem merece esse reconhecimento e agradecemos aos parlamentares que estão ombreados conosco em busca de melhores condições de trabalho para a nossa categoria. Chega de exploração e falta de reconhecimento, queremos viver uma nova realidade”, destaca a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

O ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha representou o governo na solenidade. “Eu tive a honra de conduzir a elaboração do relatório de viabilidade econômica do piso no Congresso Nacional e sei que foi um fator importante para a aprovação. Mas o fator mais importante para essa vitória foi a luta da Enfermagem durante a pandemia, salvando milhões de vidas. Graças à atuação da categoria, da UTI à vacinação, a pandemia acabou”, disse.

“O parlamento se uniu em favor dos profissionais de Enfermagem. Seguiremos lutando para que a categoria seja cada vez mais respeitada e fortalecida”, discursou o deputado Mauro Benevides (PDT-CE), representando o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

A deputada Alice Portugal (PC do B-BA) lembrou que a Enfermagem tem a digital impressa em todas as lutas da saúde e nunca se furtou a cuidar da população. “A categoria tem que ser valorizada em sua ação de trabalho cotidiana”, defendeu. “A Enfermagem carrega a coragem como força de nascença. A categoria conquistou o piso, agora faltam as 30 horas”, completou Érika Kokay (PT-DF).

Para Sâmia Bonfim, a Enfermagem venceu no Congresso Nacional e venceu no STF. “Mas o julgamento no Supremo tem que ser corrigido, pois piso é piso, não tem que passar por convenção coletiva nenhuma”, completou a parlamentar, fazendo referência ao pagamento do piso salarial no setor privado.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), personagem importante na luta pelo piso, lembrou sobre sua relação antiga com a Enfermagem. “Eu sou jornalista e meu primeiro emprego foi no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, o Coren-MA. Hoje, como senadora, tenho a honra de retribuir minha gratidão à categoria”, discursou.

A deputada Ana Paula Leão (PP-MG) relembrou as instituições que estiveram na luta pelo piso salarial. “Aqui nesse parlamento, temos enfermeiras e enfermeiros, assim como nos serviços de saúde, nas escolas, nos institutos de pesquisa em dias de semana, fins de semana, feriados, todos os dias prestando serviços ao país”, pontuou.

 

SourceCofen

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever