29.5 C
Brasília
29 abr 2024 19:32


Jorge Vianna lota CLDF com sessão solene em homenagem à semana da enfermagem

Distrital homenageou ex-BBB, Cezar Black, por elevar nome e valores da categoria no reality Show Big Brother Brasil

Por Kleber Karpov

Na noite de sexta-feira (12/Mai), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizou audiência pública, pelo deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), em comemoração a Semana Brasileira de Enfermagem. Com auditório lotado, com mais de mil convidados, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, estudantes,  professores e representes de entidades, prestigiado um que se tornou um momento esperado pela categoria.

Composição da Mesa – Fotos: Wilter Moreira

Além de Jorge Vianna, a mesa da sessão solene foi composta pelo enfermeiro Cezar Black, pelos deputados distritais Dayse Amarílio e Max Maciel, pela representante da Secretaria de Saúde do DF, Gabriela Nolêto, pelo diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (SINDATE-DF), Newton Batista, pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), Elissandro Noronha, pela secretária geral da Aben Nacional, Rosalina Sudo, pela gerente de enfermagem do Samu, Vanessa Rocha, representando o Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiros), Úrsula Batista, o representante do Conselho Federal de Enfermagem, Gilney Guerra, e também, representando a Aben DF, Karine Afonseca.

Homenagens à Enfermagem

Desfile expõe vestes ao longo da história da Enfermagem – Fotos: Wilter Moreira

A solenidade contou com diversas atrações, além do resgate histórico, desde o surgimento da profissão, durante a Guerra da Crimeia que ocorreu entre 1853 e 1856, ocasião em que Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos e se dedicou ao tratamento de feridos de guerra, em que se esstima a redução de até 70% dos óbitos, dentre os combatentes lesionados.

Homenagem, efetivamente iniciada com a condução da lâmpada a óleo, a lamparinha, do meio para as mesas do auditório da CLDF, simbolicamente a representar Florence Naghtingale, nas trincheiras, que com a lamparina percorria à noite, os campos de batalha, para levar auxílio aos feridos, o que acabou por a tornar conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

Ex-BBB Cezar Black homenageia e é homenageado pela Enfermagem – Fotos: Wilter Moreira

Outra homenagem especial à categoria ocorreu por meio do condutor da lamparina, realizada pelo enfermeiro,  e ex-BBB Cezar Black, enfermeiro do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e das unidades de terapia intensiva (UTIs) para adultos e recém-nascidos do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

“É uma grande honra estar aqui presente. Vocês fazem parte da minha vida. No BBB, não foi diferente. Tentei passar o máximo, do que é, realmente, a vida do profissional de enfermagem. As nossas lutas, a nossa correria, referente ao nosso piso que tanto almejamos. Não vai trazer apenas a valorização, mas sim dignidade a vida de cada um aqui”, disse Black.

Poetisa e Enfermeira, Onã Silva homenageia a Enfermagem – Fotos: Wilter Moreira

E, não para por aí, as homenagens contaram ainda com performances, cantos, orquestra, brindes, muita emoção, além de recitações de diversos poemas, recitados pela poetisa da Enfermagem, Onã Silva que, mesmo com o esposo internado, fez questão de participar da sessão solene para homenagem os guerreiros da Enfermagem. Em especial, aqueles que atuaram para garantir a aprovação da lei do piso nacional da categoria.

Ressignificar a Enfermagem

Durante a solenidade, Vianna lembrou a importância de se comemorar a Enfermagem, mas também enfatizou que os tempos atuais, em especial no pós-pandemia, ressignificaram a atuação desses profissionais de saúde, que atualmente vão além da arte de cuidar.

Ao presidir sessão solene, Jorge Vianna abordou a importância de se ressignificar a enfermagem – Foto: Wilter Moreira

O deputado lembrou que atualmente os profissionais de enfermagem que atuam em diversas frentes, desde o tradicional cuidado, a demandas de resgates, a exemplo do que ocorre no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tanto nas ambulâncias, motolâncias quanto helicópteros, quanto em acompanhamento e até realizações de alguns procedimentos.

“Afinal de contas, foram muitos anos lutando pela enfermagem, o nosso trabalho está sendo feito e vocês estão acompanhando … Hoje, é um dia de celebrar, mas também devemos evidenciar a luta da categoria. A enfermagem não é só a arte do cuidar, somos muito mais que isso!”, disse.

Piso da Enfermagem

Newton Batista, diretor do Sindate-DF, questionou portaria do MS

Durante a sessão, Vianna informou os presentes, sobre a publicação da Portaria GM/MS nº 597, de 12 de maio de 2023, que regulamenta a Lei nº 14.581, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicada no Diário Oficial da União (DOU)(11/Mai), quanto a forma de repasse dos de R$ 7,3 bilhões, para custeio do Piso Nacional da Enfermagem, da Lei 14.434/2022.

Porém, ao anunciar a ‘boa nova’, Vianna apontou problemas no texto da Portaria, que deixa descoberta, parcela da categoria com carga horária inferior a 40 horas semanais.

Importante observar que, com a reação por parte de entidaes ligadas à enfermagem e da própira categoria, a Ministra da Saúde (MS), Nísia Trindade, pubicou no microblog Twitter, uma Nota de Esclarecimento e informou que o MS deve realizar a republicação da Portaria.

Moção de louvor

Durante a sessão, Vianna fez a entrega de moção de louvor  a represantes da categorias, além de diversos profissionais de Enfermagem, pelos relevantes serviços prestados a população do DF.

Profissionais de Enfermagem recebem moção de louvor da CLDF – Fotos: Wilter Moreira

Embaixador da Enfermagem

Homenageado pelos profissionais e amigos da enfermagem, o deputado Jorge Vianna foi agraciado com uma placa entregue por Cezar Black, onde foi reconhecido como o Embaixador da Enfermagem.

“Estamos aqui para homenagear uma pessoa, um profissional que sempre lutou pela enfermagem, sempre deu o seu melhor e continua representando até hoje. Jorge Vianna, vai para você essa homenagem, em nome de todos nós da enfermagem.”, falou o ex-BBB.

Cezar Black é homenageado durante cessão solene da CLDF – Fotos: Wilter Moreira

Confira as imagens

Sessão Solene em Comemoração a Semana da Enfermagem

Veja a sessão solene na íntegra

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever