27.5 C
Brasília
28 abr 2024 14:31


Distritais encontram situação “precária” na cozinha do Hospital de Base

Comissão vai elaborar relatório, inclusive apontando sugestões para sanar os problemas encontrados, o qual deverá ser encaminhado ao Iges e a órgãos de controle

Os deputados Ricardo Vale (PT) e Gabriel Magno (PT), integrantes da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa, visitaram o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) na manhã desta sexta-feira (24).  A partir de denúncias veiculadas na mídia, eles vistoriaram as instalações da cozinha, bem como as condições de trabalho dos empregados que produzem os alimentos do HBDF.

Segundo o deputado Ricardo Vale, a situação da cozinha e dos banheiros “é dramática, calamitosa e problemática”. Já o deputado Gabriel Magno, presidente da Cesc, observou que há goteiras na cozinha e que os materiais usados pelos funcionários são “sujos e precários”. “Há problemas graves na estrutura, baratas no refeitório e infiltrações, colocando em risco a vida dos pacientes. Essa situação não dá para continuar assim”, observou o distrital nas redes sociais.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que administra o hospital, alegou que a responsabilidade sobre a cozinha e as refeições são da empresa terceirizada Salutar.

A CESC vai elaborar um relatório sobre o ocorrido, apontando, inclusive, sugestões para sanar os problemas, o qual deverá ser encaminhado ao Iges e a órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

O colegiado vai se reunir na próxima segunda-feira (27), às 14h, na sala das comissões da CLDF. Integram a CESC, além de Vale e Magno, os deputados Dayse Amarilio (PSB), Thiago Manzoni (PL) e Jorge Vianna (PSD).

SourceCLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever