18.5 C
Brasília
27 abr 2024 09:26


24 Distritais assinam Nota de Repúdio contra atos de terroristas bolsonaristas

Com maioria de deputados do PL, distritais tem desafios de legislar em nome dos cidadãos do Distrito Federal, porém, sem desrespeitar o Estado Democrático de Direito

Os 24 deputados da Câmara Legislativa do DF (CLDF) assinaram, conjuntamente, nota de repúdio em que condenaram o que classificaram de “vandalismo e destruição do patrimônio público”, a ação de terroristas, bolsonaristas, contra as instituições da República, na tarde de domingo, na Praça dos Três Poderes.

No documento, os distritais apontam que o “ataque contra os Poderes Representativos do Brasil caracterizam uma agressão ao país e ao povo brasileiro”. Os parlamentares, apontam ainda que aguardam “respostas rápidas e rigorosas” de modo a se evitar novos acontecimentos da mesma natureza.

Confira a nota na íntegra:

“O Poder Legislativo do Distrito Federal lamenta e repudia os fatos ocorridos na Praça dos Três Poderes na tarde de hoje (8), que não deixam qualquer dúvida de que a democracia precisa ser defendida de forma veemente. Os ataques contra os Poderes Representativos do Brasil caracterizam uma agressão ao país e ao povo brasileiro.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal acompanha as ações e aguarda respostas rápidas e rigorosas para que acontecimentos inaceitáveis como esses jamais se repitam. Vandalismo e destruição do patrimônio público não devem ser tolerados e reconhecidos como forma de manifestações; ao contrário, são atitudes criminosas e que exigem punição exemplar dos responsáveis.

A democracia é a mais importante conquista do povo brasileiro e não se pode permitir que ações como essas coloquem em risco a liberdade e a esperança desta Nação”.

Opinião

A manifestação conjunta da CLDF pode ser considerada extremamente, uma vez que os atos de terrorismo foram praticados por apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro, filiado ao Partido Libera (PL) do Rio de Janeiro. Agremiação partidária essa que, por conta da chamada “onda bolsonarista”, obteve as bancadas mais numerosas nas duas casas legislativas federais, Senado e Câmara dos Deputados, dos governos federais, câmara estaduais, além da própria CLDF.

Dos 24 deputados, quatro distritais foram eleitos pela legenda do PL. Parlamentares esses que, embora o país viva uma conjuntura política extremamente polarizada, praticamente assumem o início dos mandatos de estarem em uma agremiação partidária com o estigma de faz parte de uma frustrada, porém, gravíssima tentativa de subversão da lei e da ordem, em uma tentativa infrutífera de romper com o Estado Democrático de Direito.

Parlamentares esses que, ao assinarem tal nota, talvez tenham compreendido a importância de, defender sim, ideais em que acreditam, porém, sem tentar atropelar o que há de mais sagrado em uma nação, o respeito ao voto de cada cidadão, e consequentemente, à Democracia.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever