20.5 C
Brasília
30 abr 2024 03:27


Lucilene Florêncio toma posse com a missão de construir mais três hospitais no DF

Reforçar o atendimento nas UBSs, ampliar a força de trabalho e aumentar o número de equipamentos públicos são prioridades

A saúde pública do Distrito Federal segue sob o comando da médica ginecologista, Lucilene Florêncio. Ela integra a equipe de 29 secretários, que tomaram posse neste domingo (1⁰) e que vão compor o segundo mandato do governador Ibaneis Rocha.

No evento de posse dos secretários, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o governador, Ibaneis Rocha, disse que acredita no Sistema Único da Saúde (SUS). “Vamos reforçar o atendimento na rede pública de saúde com a construção de mais duas Upas e mais três hospitais”, confirmou o governador.

Os três novos hospitais serão construídos em São Sebastião, no Recanto das Emas e no Guará. Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, esse novo mandato do governador vai ser um recomeço também na Saúde, uma das pastas prioritárias no segundo governo.

“Nesse recomeço, nós vamos buscar a ampliação do acesso da população e aumentar a cobertura de estratégia saúde da família. Para isso, também vamos ampliar a nossa força de trabalho, principalmente nos hospitais”, esclarece a secretária.

Segundo Lucilene Florêncio, um dos pilares do atendimento é fortalecer a porta de entrada, o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Vamos trabalhar na recomposição das equipes, aumentar o número de equipamentos públicos e ampliar a estratégia de saúde da família. Porque sendo a porta de entrada, sendo a ordenadora do cuidado, precisa estar fortalecida”, afirma.

Trabalho na saúde pública

Médica de carreira da Secretaria de Saúde desde 1999, quando chegou à capital federal, a servidora Lucilene Maria Florêncio de Queiroz assumiu o comando da Pasta em 6 de junho de 2022. Desde então, reforçou o atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs) com vacinação e testagem; expandiu o projeto Carro da Vacina de Ceilândia para todas as regiões de saúde; e complementou o serviço de cirurgias eletivas com a oferta de mais de 3 mil procedimentos na rede privada.

Desde que entrou em junho, secretária Lucilene reforçou o atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs) com vacinação e testagem. Foto: Sandro Araújo

Lucilene também conquistou a assinatura do contrato regular com o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). Mais barato que os contratos emergenciais anteriores, os serviços vão custar cerca de R$ 186 milhões por ano para realizar 80 cirurgias cardíacas adultas e 23 pediátricas por mês.

A renovação da frota do SAMU foi outra grande conquista. São mais 21 carros novos, todos totalmente assegurados, e que estão rodando desde a última semana de novembro.

Perfil profissional

A ginecologista e obstetra ingressou no serviço público em 1992. Pernambucana de nascimento, trabalhou em Rondônia, antes de fixar residência no DF e continuar construindo sua extensa trajetória tanto na assistência quanto na gestão. Ela é a terceira mulher a liderar a Saúde do Distrito Federal. A médica ocupava o cargo de vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF).

Governador Ibaneis Rocha nomeou equipe de 29 secretários para compor o segundo mandato. Foto: Sandro Araújo

Anteriormente, foi coordenadora de saúde do Gama e do Guará, além de superintendente da Região de Saúde Oeste, que compreende Ceilândia e Brazlândia, onde ficou de 2020 a 2022, e da Sudoeste, que contempla Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires e Recanto das Emas, nos anos de 2016 a 2018. Lucilene também foi secretária-adjunta de Assistência à Saúde, em 2019.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever