27.5 C
Brasília
28 abr 2024 16:26


Dia do Fonoaudiólogo é comemorado nesta sexta com 55 mil atendimentos em 2022

Esse quantitativo é referente aos hospitais de Base e Regional de Santa Maria. Em alusão à data, o HBDF promove, até dia 9, ação para levar informação para acompanhantes, colaboradores e pacientes

Ser fonoaudiólogo é estar atento à saúde do paciente, especialmente quando se trata da comunicação humana: audição, linguagem oral e escrita. Nesta sexta-feira (9), comemora-se o Dia do Fonoaudiólogo. A data tem como objetivo reconhecer a importância desse profissional. “O fonoaudiólogo atua de forma interdisciplinar na promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente”, explica o chefe do Serviço da Fonoaudiologia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Tarcyésio de Sousa Sá.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) conta, atualmente, com 53 fonoaudiólogos: 24 deles atuam no Hospital de Base (HBDF) e 29 no HRSM. Em relação ao número de atendimentos realizados neste ano, de janeiro a novembro, o Serviço de Fonoaudiologia do HBDF efetuou 23 mil atendimentos. Já o HRSM totalizou 32 mil atendimentos, no mesmo período.

O IgesDF conta atualmente com 53 fonoaudiólogos, sendo 24 deles no Hospital de Base e 29 no Hospital Regional de Santa Maria | Foto: Davidyson Damascendo/IgesDF

O Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Regional de Santa Maria, além do atendimento adulto, conta com assistência materno-infantil, que inclui serviços de consultoria em amamentação, teste da orelhinha e da linguinha, bem como reabilitação de bebês prematuros, que é referência no Entorno e na região Sul. “Contamos com um amplo ambulatório que atende às áreas de disfagia e linguagem infantil via regulação”, detalha Tarcyésio.

No Hospital de Base, destaca-se o serviço prestado pelo ambulatório de audiologia. “Lá, o principal foco é a avaliação da audição, auxiliando o diagnóstico médico”, explica a chefe do Serviço de Fonoaudiologia do HBDF, Bartira Donato Amaral Pedrazzi.

A fonoaudióloga Julianna Carvalho Silva, que também atua no Hospital de Base, destaca a importância da data: “É um alerta para que profissionais e pessoas procurem o fonoaudiólogo, pois podemos auxiliar em diversas questões voltadas para comunicação, linguagem, deglutição, aprendizagem e tantas outras áreas”.

Ação no Hospital de Base

O HBDF promove ação voltada para o público interno em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo até sexta-feira (9). Os colaboradores estarão em vários locais do hospital para dar informações referentes ao próprio campo de atuação. O objetivo é orientar sobre as diversas áreas da fonoaudiologia e levar informação para acompanhantes, outros colaboradores e pacientes.

Programação:

Ambulatório:
7/12 – Das 8h às 12h

UTI:
7/12 – Das 8h às 12h e das 14h às 18h
8 e 9/12 – Distribuição de folders para os acompanhantes, no período da tarde

Pronto-Socorro:
7/12 – Das 14h às 17h
8/12 – Das 14h às 17h

Enfermarias:
4º andar – 7/12 – Das 10h às 12h
11º andar – 7/12 – Das 10h às 12h
8º andar – 8/12 – Das 10h às 12h
9º andar – 8/12 – Das 10h às 12h
3º andar – 9/12 – Das 8h às 10h
5º andar – 9/12 – Das 10h às 12h
6º andar – 9/12 – Das 10h às 12h

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever