18.5 C
Brasília
27 abr 2024 08:52


Exames periódicos anuais aumentam proteção no combate ao câncer

Este domingo (27) é um dia voltado para a conscientização sobre a necessidade de cuidados preventivos na luta contra a doença

Neste domingo (27), comemora-se o Dia Internacional do Combate ao Câncer e o Dia Nacional da Luta contra o Câncer de Mama. Um dia voltado para a conscientização sobre a necessidade de exames periódicos anuais em homens e mulheres.

“A saúde não pode esperar. Por isso, todos precisam fazer sua parte no combate ao câncer, visitando seu médico regularmente e adotando um estilo de vida saudável”Fernanda Moura, médica oncologista

A rede pública de saúde oferece exames de rotina que são indicados para rastreio de câncer, como o papanicolau (indicados para mulheres a partir de 21 anos), avaliação com urologista e tomografia computadorizada (TC) de tórax, no caso de pessoas fumantes.

Também são indicados exames como colonoscopia, para homens e mulheres a partir de 45 anos, e mamografia, para mulheres a partir de 40 anos. No caso das mamografias, esses exames podem ser feitos na rede pública por mulheres a partir de 50 anos.

O câncer de mama é o câncer mais prevalente nas mulheres. São estimados aproximadamente 73 mil novos casos de câncer de mama para 2023, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “O rastreio com mamografia é indicado para identificar lesões iniciais, quando a chance de cura é alta”, destaca a médica Fernanda Cesar Moura, oncologista clínica do Hospital de Base.

Mas ela ressalta que, para todas as mulheres, o fundamental é se conhecer e procurar assistência médica se surgir algum sintoma diferente do habitual. “Os dados mostram que 30% dos casos de câncer são evitados por alterações no estilo de vida, como não fumar, manter o peso e fazer atividade física de forma regular”, acrescenta.

Recomendação médica é fazer exames mesmo que a pessoa não esteja sentindo sintomas de alterações no organismo

No caso dos homens, o câncer de próstata merece especial atenção. Ele é o mais incidente no homem, com exceção apenas do câncer de pele não melanoma. “O câncer de próstata é o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão”, alerta o urologista Eduardo Pimentel, também do Hospital de Base.

“O câncer de próstata é o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão. É fundamental conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde de forma rotineira, e não apenas quando aparece algum problema”Eduardo Pimentel, médico urologista

“É fundamental conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde de forma rotineira, e não apenas quando aparece algum problema”, aconselha o urologista. Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no DF, o médico esclarece que os exames de rotina com urologista para avaliações individualizadas devem ser feitos a partir dos 50 anos. O ideal é que os exames de rotina sejam realizados anualmente.

Para manter a boa saúde, tanto homens quanto mulheres devem realizar de forma periódica alguns exames que têm como finalidade diagnosticar alterações no organismo. “Isso deve ocorrer antes mesmo de surgirem sinais e sintomas de algumas doenças, melhorando as chances de tratamento e de cura”, resume a oncologista clínica Fernanda Moura.

“Embora haja a indicação dos exames preventivos mais comuns, é sempre importante passar por uma avaliação médica e entender as particularidades de cada paciente”, esclarece a médica. Além das recomendações básicas, o profissional considerará o estado de saúde e o histórico clínico familiar e individual de cada paciente.

Para a oncologista, o diagnóstico precoce permite identificar um câncer no estado mais inicial, sendo possível terapias com intuito curativo. “A saúde não pode esperar. Por isso, todos precisam fazer sua parte no combate ao câncer, visitando seu médico regularmente e adotando um estilo de vida saudável”, afirma a médica.

“Alguns dos tipos mais comuns de câncer, como o de mama, de colo do útero e o colorretal, têm altas taxas de cura quando detectados precocemente e tratados de acordo com as melhores práticas”, finaliza.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever