28.5 C
Brasília
28 abr 2024 17:22


Sessão solene na CLDF celebra 60 anos do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal

Na próxima terça-feira (30), por iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT), em conjunto com a deputada distrital Arlete Sampaio (PT) e os deputados distritais Leandro Grass (PV) e João Cardoso (Avante), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará sessão solene em comemoração aos 60 anos de existência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, o SJPDF. Ao apresentar o requerimento, o deputado Chico Vigilante destacou a importância que a entidade teve na luta pela redemocratização do país nos anos 1970 e início dos anos 1980 e o fato de ter funcionado como “uma espécie de base avançada contra a ditadura militar, além de influenciar na nova proposta política para o Brasil”.

“Cada um dos diretores do sindicato, eleitos ao longo dos anos, foram fundamentais para que a instituição ganhasse vida e força política. Até mesmo o Clube da Imprensa, criado pelo SJPDF para ser um espaço de convivência entre os jornalistas, virou espaço de resistência, onde eram realizadas palestras e exibições de filmes, entre outros eventos de conscientização política do país”, enfatizou o parlamentar.

 

Ataques

Chico Vigilante lembrou também os tempos são difíceis pelo qual passa o Brasil, com constantes ataques à liberdade de imprensa, a órgãos de comunicação, ao exercício do jornalismo como um todo e com ameaças contra diversos jornalistas, principalmente pelos governantes. “O jornalismo emerge, nesse momento, especialmente pelo cenário histórico pandêmico, como artigo de extrema necessidade, onde é fundamental o seu exercício para combate à desinformação da população”, ressaltou.

Sessão Solene: Homenagem aos 60 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF

Data: 30/8/2022

Local: Plenário da CLDF

Horário: 10h

SourceCLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever