27.5 C
Brasília
26 abr 2024 18:21


DF recebe novos leitos que reforçam cirurgias eletivas

Hospital da PM vai concentrar leitos para covid-19, liberando os hospitais para a realização de cirurgias

A contratação de até 100 leitos no Hospital da Polícia Militar permitirá a liberação de vagas de UTI nos hospitais regionais e conveniados para intensificar a produção cirúrgica, principalmente as eletivas. O contrato regular já foi autorizado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Em 2021, foram realizadas 11,5 mil cirurgias do gênero. A abertura dos novos leitos possibilitará que vagas de UTI, hoje ocupadas com pacientes covid-19 nos hospitais regionais, “sejam desmobilizadas e passem a atender as outras demandas das unidades de saúde”, explicou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro.

O médico ressaltou que os leitos serão liberados de forma gradual, já que a contratação por ata de tomada de preços permite que a Pasta os utilize de forma gradual. “Não há necessidade de contratar as 100 vagas de uma só vez”, ressaltou.

Ao todo, 48 leitos de UTI estão mobilizados para covid-19 no DF, porém, nem todos estão ocupados. No Hospital Regional de Samambaia (HRSam), por exemplo, 17 vagas na UTI estão reservadas para o tratamento da doença, com apenas três ocupadas. “A liberação desses leitos nos hospitais possibilita internar pacientes que vão se submeter a cirurgias, tanto eletivas quanto de urgência”, destaca Zancanaro.

Atualmente, a fila de espera por cirurgias eletivas contabiliza 22,6 mil pacientes. À medida que novas especialidades são incluídas no Sisreg III, o sistema de regulação que organiza a ordem desses atendimentos na rede pública do DF, o número de pacientes registrados aumenta.

Simultaneamente a esse processo de inserção, ocorre a higienização dessa fila, ou seja, solicitações que já não se aplicam à realização do procedimento são retiradas do sistema para agilizar as chamadas dos próximos pacientes. É o caso, por exemplo, de quem fez a cirurgia em outro hospital ou deu entrada pela urgência, que não é regulada.

Outra medida para aumentar a produção cirúrgica na rede pública é a contratação efetiva de mais profissionais, por meio do edital lançado na sexta-feira (25). Das 230 vagas para médicos, o certame prevê 20 para anestesiologistas e 12 para cirurgiões.

Além disso, a Secretaria de Saúde recebe, a partir de abril, novos equipamentos para modernização dos centros cirúrgicos. “Temos a expectativa de contar com 32 perfuradores para agilizar o fluxo de cirurgias ortopédicas”, destacou o secretário-adjunto. Outros itens são mais 12 focos cirúrgicos, 50 camas, 10 carrinhos de anestesia e 10 arcos cirúrgicos. O material chega por meio de contrapartida, doado por instituições de ensino que utilizam os hospitais da rede pública para formar profissionais de saúde.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever