24.5 C
Brasília
26 abr 2024 20:52


STF promove debate sobre a justiça pela perspectiva das mulheres nesta sexta-feira (10)

O seminário “Por estas e por outras” é uma iniciativa das ministras Cármen Lúcia, Rosa Weber e Ellen Gracie.

Mulheres que se destacam na sociedade por sua atuação nas mais diversas áreas da sociedade se reúnem, nesta sexta-feira (10), para debater a justiça sob a perspectiva feminina, na data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Magistradas, empresárias, artistas, pesquisadoras, economistas, jornalistas, advogadas, diplomatas, médicas, escritoras e acadêmicas participam do seminário “Por estas e por outras”, iniciativa comandada pelas ministras do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Rosa Weber e Ellen Gracie (aposentada), que presidirão os três painéis de debates que integram o seminário.

Trabalho, economia e pobreza

O seminário começa às 10h, com o painel “Preços e desapreços: violência custa a vida”, mediado pela ministra Cármen Lúcia, e contará com cinco apresentações. A presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi dissertará sobre “O justo e o jurídico no (des)cuidado de gênero”.

Ainda na esfera do trabalho, a empresária Luiza Helena Trajano falará sobre “Oportunidades e embaraços para a mulher trabalhadora”. Sob a perspectiva econômica mais ampla, a economista Maria Silvia Bastos Marques fará sua explanação a partir da seguinte indagação: “Economia iguala? Desiguala?” Por fim, a jornalista Flávia Oliveira trará sua visão social sobre outro questionamento: “Pobreza e desigualdade: mulher sofre mais?”.

Contexto internacional e desigualdade

A ministra Ellen Gracie coordena o segundo painel do seminário, a partir das 14h, sobre o tema “Dignidades/Indignidades: ser no mundo”. Participam a advogada Samara Carvalho Santos, que falará sobre “Feminino verde: as matas e as mortes”, e a cantora Zélia Duncan que trará um olhar sobre a “Construção cultural da igualdade”. Ainda neste segundo painel, a embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, trará para o debate “Um olhar internacional sobre a violência contra a mulher”. Já a jornalista Ana Paula Araújo, que tem livro publicado sobre o tema, falará sobre “A desigualdade (que) violenta”.

Contexto histórico, saúde e educação

O terceiro e último painel, intitulado “Passados e não passados”, será comandado pela ministra Rosa Weber e será aberto com a palestra da escritora e historiadora Heloísa Murgel Starling, que apresentará “A perspectiva histórica da desigualdade de gênero”. Em seguida se apresenta a médica e presidente da Rede Sarah, Lúcia Willadino Braga, que falará sobre “Acesso à saúde: o justo/injusto para a mulher”. Encerrando as explanações, a professora de Direito Civil, Comercial e Econômico da Universidade de Brasília UnB Ana Frazão falará sobre “Educação: formação e transformação”.

Transmissão

Todo o seminário terá transmissão em tempo real pela Rádio Justiça, pela TV Justiça e pelo canal do STF no YouTube. A entrada para acompanhar o evento será restrita a convidados e acompanhantes das palestrantes, em razão das medidas de distanciamento social e prevenção da covid-19.

Confira a íntegra da programação

SourceSTF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever