27.5 C
Brasília
26 abr 2024 17:10


Saúde mobilizará 1,5 mil profissionais na vacinação contra a Covid-19

No total, 150 veículos farão a distribuição das doses em todo o Distrito Federal

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, reafirmou nesta terça-feira (22) que o Distrito Federal tem plenas condições para imunizar a população contra o novo coronavírus Sars-CoV-2. Serão 1,5 mil profissionais envolvidos na vacinação e 150 veículos distribuirão as doses, quando elas estiverem disponíveis na capital federal.

“Vamos disponibilizar a vacina e temos toda uma logística preparada. Aqui, no DF, as regiões administrativas têm no máximo 60 quilômetros de distância, o que facilita o trabalho, diferentemente de outros estados do Brasil”, ressaltou o chefe da pasta. Ele citou que algumas unidades da federação têm municípios com mil quilômetros de distância e exigem até barcos para locomoção, o que dificulta a distribuição.

O secretário ressaltou que a imunização contra a Covid-19 será semelhante à campanha anual de vacinação contra o vírus influenza, que sempre tem dado certo no DF e que exige a logística que a pasta já conhece. “A diferença é que vamos precisar de uma organização maior para evitar aglomeração e oferecer com segurança a vacinação a todos os nossos brasilienses e moradores do entorno”, disse.

Prevenção

Osnei Okumoto reforçou que o DF trabalha de forma estratégica para tentar conter o avanço da doença e enumerou como uma das ações que tem trazido resultados a restrição do horário de funcionamento de bares e restaurantes, que devem encerrar as atividades às onze horas da noite. Após a restrição, a taxa de transmissão que estava em 1,3 teve diminuição para 0,98 e, nesta semana, 0,89.

Ele explicou que o uso de bebida alcoólica associada à permanência de tempo longo acaba gerando descaso no uso da máscara e no distanciamento. “As pessoas também acabam compartilhando copos e instrumentos como narguilés, elevando a disseminação do vírus”, esclareceu o chefe da pasta.

A Vigilância Sanitária já fiscalizou mais de 5 mil bares no DF para verificar se estão cumprindo a restrição de horário. Até o momento, quase 300 foram autuados e mais de 50 interditados.

A pasta já preparou um plano de mobilização de leitos exclusivos com suporte de ventilação mecânica para Covid-19 e atualmente são quase 300 abertos. “Temos esse plano de mobilização e monitoramos os dados diariamente para ativar os leitos”, disse.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever