27.5 C
Brasília
26 abr 2024 19:43


Em tempos de coronavírus, fica a dica!

Por Lilian Schüler

Respeito e maturidade são uma escolha que decidimos acatar como postura de vida. Quando decidimos não seguir medidas sanitárias simples para defender crenças pessoais, não se trata apenas de “eu não vou pegar o corona’. Se trata de achacar a saúde e respeito pelo espaço do outro.

Significa perpetuar a realidade de terceiro mundo e desigualdades que vivemos hoje. Temos que reconhecer que por não haver condições de afirmar de forma majoritária quem pegou ou não o vírus, não saberemos se você ou eu, fomos infectados ou não. Mas, se você não ficou sabendo que pegou porque não teve sintomas, ou não perdeu ninguém ainda, seja grato! Acorde! Os poderosos a sua volta não sabem que você existe. Apenas aqueles que estão na sua caminhada sabem. São eles que contam. São eles que farão falta um dia.

 Os principais obstáculos para a transformação de um ser humano são o orgulho, a vaidade e o falso senso de auto importância. Os grandes nutrientes são a reflexão, a empatia e o respeito. Assuma isso, e as transformações vêm.

Acho que as atuais circunstâncias podem passar mais rápido se nós nos engajarmos nisso, mas vai depender dos cidadãos. Ou as pessoas começam a usar máscaras e evitam circular para dar o exemplo, ou vamos encarar de frente o que é fazer parte do terceiro mundo.

Mais que passar a país desenvolvido, precisamos de humanos desenvolvidos. Peço a ajuda de todos nessa virada. Continuo trabalhando nessa construção com todos à minha volta. Acredite também, dê o exemplo. Eu me importo. E vc?

Lilian Costa Schüler é psicóloga da Secretaria de Saúde do GDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever