22.5 C
Brasília
27 abr 2024 01:54


Internada há mais de um ano, com mãos e pés amputados, idosa aguarda lar permanente

De alta, mas sem suporte familiar, idosa precisa de instituição de longa permanência  

Por Kleber Karpov

Na quinta-feira (25/Jul), Política Distrital (PD) recebeu denúncia de servidor do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), sobre o caso da senhora Alaídes Alves Camargo, 62 anos, internada, a mais de um ano, no hospital. Por sequela de diabetes, a idosa teve os pés e as mãos amputadas e aguarda uma vaga em uma instituição de longa permanência.

De acordo com o servidor, que conversou com PD, sob sigilo de identidade, a paciente deu entrada no HRAN, desde 24 de junho de 2018, com quadro de infecção urinária. Porém, em decorrência de diabetes, a paciente precisou ter os membros amputados.

“Essa senhora hoje tem 62 anos. Na época, em 24 de junho do ano passado, deu entrada no hospital com infecção urinária, mas em consequência de diabetes, internada, acabou tendo os os pés e mãos amputados. Ela está precisando de alguém, do governo, para ir para uma instituição credenciada pela SES. Sem isto ela pode ter outra infecção e ir a óbito. Para isto contamos com o apoio da Secretaria de Saúde e da Sedes!!! ”.

Do Senado

Segundo o servidor, a idosa tem família no DF. Porém, sem condições de cuidar de dona Alaídes, os familiares a deixaram internada no hospital e chegaram a recorrer ao senador Valdir Raupp (MDB-RO).

O profissional de saúde encaminhou ao PD, um ofício em que Raupp tentou conseguir a transferência da idosa para um lar de idosos.  Por meio de ofício, o parlamentar chegou a encaminhar um ofício ao Lar dos Velhinhos Maria Madalena. Nelo o senador pediu a providência de uma vaga à idosa. Porém, oito meses após o envio do pedido, dona Alaídes Alves permanece internada no HRAN.

O que diz a SES

Questionada sobre o caso, por meio da Assessoria de Comunicação, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), solicitou que PD entrasse em contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do DF (SEDES-DF). A pasta se limitou a informar que dona Alaídes recebe o devido atendimento no HRAN.

“Sugerimos que você procure a Secretaria de Desenvolvimento Social, pois a paciente já está inserida na lista de Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI). Enquanto aguarda uma vaga, a paciente permanece recebendo a assistência de saúde necessária no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).”.

Já a SEDES…

Acionada por PD, até o momento da publicação da matéria, a SEDES-DF não se pronunciou sobre o caso.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever